quinta-feira, 16 de março de 2017

UNIVERSIDADE NO SUL DE MINAS INVESTE EM HOTEL PARA ALUNOS E COMITIVAS INTERNACIONAIS

Grupo de alunos estrangeiros que estão em Varginha para um semestre de estudos e trabalho

A internacionalização já é realidade no Sul de Minas. Todos os semestres alunos brasileiros e estrangeiros vivem a experiência de estudar e morar em outro país.

O Grupo Educacional Unis é um dos pioneiros nessa iniciativa na região e suas parcerias, que hoje envolvem Instituições de Ensino da Europa, Estados Unidos e América Latina, têm atraído cada vez mais alunos para o país. 

A procura envolve mais que ensino e troca de experiências. Passar um tempo em outro país é um desafio na comunicação, cultura e interação.

A procura pelo Sul de Minas tem sido crescente, por isso, o Grupo Unis, que tem sua matriz localizada em Varginha, teve que expandir suas

instalações e alugou um Hotel no centro da cidade para poder receber alunos de outros países que chegam semestralmente para fazerem Mobilidade Acadêmica e também para recepcionar Comitivas Internacionais que estão constantemente na cidade, envolvidas em diversos projetos em nível empresarial e educacional.

O Unis Internacional, nome dado ao espaço destinado às acomodações de alunos e professores estrangeiros, está instalado onde antes funcionava um tradicional hotel da cidade, o Hotel Jaraguá. 

Agora será a nova moradia dos estudantes estrangeiros e está preparado para receber comitivas e professores de outras nacionalidades.

E as novidades não param por aí. Com o novo espaço, a capacidade do Unis Internacional ampliou de 26 para 42 quartos, com alas separadas para alunos, visitantes internacionais e professores. 

Além de estacionamento próprio, há salão de eventos, lounge, academia de ginástica, sala de estudos e área de lazer ampliada. 

“Este é um novo viés da internacionalização no Grupo Unis. O crescimento tem trazido, além dos alunos de graduação, estudantes para a Pós-Graduação e professores que querem compartilhar experiências e aprender novas formas de ensino”, relata a Diretora de Relações Internacionais do Grupo Unis, professora Carol Garcia Telles Brito.

Um dos motivadores para a ampliação foi a procura dos alunos estrangeiros para terminarem seus estudos aqui. 

Foi o caso de Jhancarla Velarde Flores, que veio da Bolívia através de Processo de Internacionalização e resolveu terminar o Ensino Superior no Grupo Unis. 

“Quando cheguei ao Unis, em 2015, tive um semestre que foi fundamental para me certificar da escolha do meu curso. Hoje posso dizer que eu amo o que eu faço porque me apaixonei pela Publicidade e Propaganda. Gosto muito das pessoas daqui, todas as amizades que fiz são autênticas, as pessoas são muito receptivas, há lindos lugares para conhecer”, explica. 

Jhancarla escolheu o Grupo Unis, pois, de acordo com ela, “a Publicidade foi uma das melhores escolhas que eu já tive na vida e estou agradecida ao Unis pela oportunidade de ser parte desse grupo”.

O novo espaço do Unis Internacional já está em funcionamento. Além do grupo de 30 alunos estrangeiros que estão este semestre no Brasil, no mês de maio o espaço hospedará professores da University of Dunáujváros, da Hungria, que virão para o Congresso Internacional do Grupo Unis. 

No segundo semestre os 2 primeiros alunos húngaros também virão para o país, através do Programa Erasmus+, que tem como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países da União Europeia e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo. 

“O mundo está disponível a um clique, mas nada como conhecer de perto as experiências e culturas de outro país. Nosso objetivo é permitir que nossos alunos vivam essa experiência, e também mostrar ao mundo que o Brasil é referência em educação de qualidade e que o Sul de Minas forma profissionais qualificados e preparados para ops desafios do mercado de trabalho”, ressalta o presidente do Grupo Educacional Unis, professor Stefano Barra Gazzola.

Além de ser uma das referências nacionais em excelência quando falamos em Mobilidade Acadêmica e Internacionalização, o Grupo Unis tem trabalhado fortemente com suas parcerias para trazer mais novidades. 

Um grande exemplo é a Dupla Titulação, firmada com o Instituto Politécnico do Porto (IPP). Alunos dos cursos de Administração Comércio Exterior, Engenharia Mecânica, Enfermagem e Educação Física têm a possibilidade de cursar um módulo em Portugal e ter o diploma válido no Brasil e em toda a União Europeia. 

Existem, ainda, Módulos Internacionais para Pós-Graduação e a Mobilidade para professores e técnico-administrativos.

Nenhum comentário: