quinta-feira, 2 de março de 2017

UFLA É UMA DAS 20 FACULDADES QUE MAIS FORNECEM TRAINEES PARA O MERCADO DE TRABALHO


Em 2015, a UFLA lançou o Portal de Estágios da Universidade Federal de Lavras (UFLA), um ambiente virtual que concentra a divulgação de todas as oportunidades de estágio e processos para seleção de trainees.

Além disso, o portal também contêm outras informações úteis tanto para as empresas como para os alunos. 

A iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) deixou mais eficiente o contato entre a UFLA, as empresas parceiras que oferecem vagas para estágio e os estudantes. Somente em 2015, ano de lançamento da ferramenta, a Coordenadoria de Estágios da Proec já intermediou a formalização de 458 novos termos de estágio, celebrados com parceiros externos.

O acesso ao Portal pode ser feito pelo endereço http://portaldeestagios.ufla.br ou por meio de link disponibilizado na página da Proec.

Nesse Portal é possível que o estudante faça a busca de oportunidades utilizando o filtro por curso. Já as empresas poderão acessar a nova ferramenta e cadastrar diretamente as vagas que desejam divulgar. 

Para isso, devem preencher um formulário com as seguintes informações: nome da empresa, título, descrição da vaga, pré-requisitos, benefícios oferecidos ao estagiário, cursos aos quais a vaga é direcionada, localidade de desenvolvimento das atividades, prazos para candidatura e forma de inscrição, além de dados para controle interno da Proec. Há também opção para que a empresa anexe arquivos, como cartazes de divulgação e editais.

No dia 1º de setembro do ano passado, a Revista Exame, do grupo Abril, divulgou o resultado de uma avaliação sobre as instituições de ensino superior que fornecem o maior número de trainees para o mercado de trabalho. A consultoria ‘Seja Trainee’ fez um levantamento e chegou a uma lista de 20 universidades e faculdades. Entre elas, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), no seleto grupo de universidades brasileiras que rendem a maior empregabilidade a jovens interessados em começar a carreira como trainees.

“Queríamos entender a demanda das maiores empresas, que geralmente são as que promovem os grandes programas de trainee”, diz Luis Abdalla, sócio-diretor da Seja Trainee. A metodologia adotada incluiu a verificação de quais universidades e faculdades mais se repetiam nos currículos dos candidatos aprovados.

A pesquisa Trainee do Futuro avaliou mais de 600 trainees aprovados, tendo sido atribuídos alguns pesos para cada universidade participante. 

A metodologia da pesquisa foi quantitativa, com distribuição homogênea, sendo 20 a 25 alunos por universidade TOP20 do penúltimo e último ano. Para a aplicação foi utilizada a ferramenta da startup Lean Survey, que permite a aplicação de questionários, por meio de smartphones e com tecnologia de geolocalização.

A pesquisa também levou em consideração o posicionamento das universidades brasileiras nos rankings do Center for World University Rankings (CWUR) – que classifica mil universidades em 60 países – ranking do Jornal Folha de São Paulo, que lista 192 universidades brasileiras a partir de indicadores como, por exemplo, ensino, mercado e internacionalização, além do Índice Geral de Cursos (IGC), publicado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Os resultados integram a edição de 2016 da pesquisa Talentos do Futuro, que mostra, por exemplo, que a maioria considera que a experiência em estágio é o que mais prepara para o mercado de trabalho.

UFLA em destaque
Confira o resultado da pesquisa divulgada pela revista Exame com as 20 instituições de ensino, entre faculdades e universidades, que rendem maior empregabilidade a jovens interessados em começar a carreira como trainees. As instituições estão em ordem alfabética já que entre elas não houve ranqueamento:
  1. ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
    2.FEA-RP (Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto)
    3. FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da USP)
    4. FGV (Fundação Getúlio Vargas)
    5. Insper
    6. Mackenzie
    7. Poli-USP (Escola Politécnica da USP)
    8. PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    9. UnB (Universidade de Brasília)
    10. Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)
    11. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
    12. UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
    13. UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
    14. UFLA (Universidade Federal de Lavras)
    15. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
    16. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
    17. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    18. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    19. UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
    20. UFV (Universidade Federal de Viçosa)

Nenhum comentário: