sexta-feira, 10 de março de 2017

REITOR NEGOCIA A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO HU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI


O reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Sérgio da Gama Cerqueira, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 8, em Brasília, com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais. 

Na pauta, foram discutidas a conclusão das obras do Hospital Regional Divino Espírito Santo, em Divinópolis, no Centro-Oeste, e a sua federalização, transformando-o no primeiro Hospital Universitário (HU) da UFSJ.

A reunião contou também com a participação do deputado Jaime Martins (PSD), do vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério (PV), do secretário de Saúde de Divinópolis, Rogério Barbieri, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, José Alonso Dias.

Segundo o presidente da Ebserh, o Governo Federal está disposto a visitar o local em abril, de forma a viabilizar sua transferência para a UFSJ, que assumirá sua gestão. 

"Esse hospital é importante, por polarizar uma região muito grande. Faremos todos os esforços para que o hospital venha a desempenhar um papel crucial na rede, no ensino, na pesquisa e na extensão mas, sobretudo, na assistência à população carente", disse Morais.

Obra teve início em 2010. Na imagem, a situação do empreendimento no início do ano passado

Segundo o deputado Jaime Martins, o encontro foi fundamental para indicar soluções para os problemas da saúde do Centro-Oeste mineiro. 

"Além de ser uma porta aberta para a boa formação dos profissionais da saúde, o hospital universitário em Divinópolis ajudará a resolver boa parte dos problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) na região com mais de 400 leitos, mais 30 leitos de terapia intensiva, mais 10 clínicas de neonatal e todas as clínicas que estão envolvidas", disse o parlamentar.

O vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, salientou também a importância da parceria com o Governo Federal para o bem da população e para o fortalecimento das condições de ensino de diversos futuros profissionais da saúde.

Para o reitor Sérgio Augusto, o encontro inicia um passo histórico para a Universidade. "Conseguir finalmente um hospital universitário para a UFSJ, em Divinópolis, é um passo histórico extremamente significativo, pois isso irá contribuir para uma formação qualificada de nossos profissionais." 

A prefeitura de Divinópolis se comprometeu em fazer parcerias para angariar os mais R$ 19 milhões, que faltam para equipar o hospital e concluir as obras.

Nenhum comentário: