quinta-feira, 9 de março de 2017

IGC DO MEC COLOCA A UFMG COMO A MELHOR DE MINAS

Instituição mineira ficou com a 3ª colocação no País. Apenas 12 instituições obtiveram o conceito máximo


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) obteve o conceito máximo, nota 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta quarta-feira, 8, pelo Ministério da Educação (MEC). 

Com o resultado, a UFMG foi classificada como a 3ª melhor instituição de ensino superior do Brasil e é a 1ª entre as instituições de Minas Gerais. 

O resultado é referente ao Enade 2015, em que foram avaliadas mais de duas mil instituições brasileiras de ensino superior. Em todo o país, apenas 12 obtiveram conceito máximo (nota 5).

A primeira colocada no índice é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em segundo lugar, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na terceira colocação, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o quarto lugar e  a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupando a quinta colocação.

Avaliação
São três os indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Eles mantêm relação direta com o ciclo avaliativo do Enade.

Em 2015, foram avaliados os bacharelados nas áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins e os eixos tecnológicos em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Esse universo representou um total de 8.121 cursos e 447.056 participantes.

O número de concluintes regulares inscritos no Enade de 2015 foi de 549.847, mas apenas são considerados nos indicadores aqueles participantes que fazem as provas e respondem o questionário do estudante. O número de instituições que tiveram o IGC calculado foi de 2.109.

Os indicadores, por curso e instituição, estão disponíveis para consulta no portal do Inep e no sistema e-MEC.

Nenhum comentário: