quarta-feira, 29 de março de 2017

GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL RESSALTA A QUALIDADE DA CARNE MINEIRA

Objetivo da reunião foi reforçar a qualidade da carne produzida no estado e assegurar que produção mineira não seja prejudicada 

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), reuniu nesta terça-feira, 28, no Palácio Liberdade, em Belo Horizonte, representantes das cadeias produtivas de carnes em Minas Gerais para reforçar que, apesar dos impactos no setor, a produção mineira não pode perder credibilidade. 

Ele lembrou que nenhum frigorífico mineiro está na lista dos estabelecimentos investigados na operação “Carne Fraca”, da Polícia Federal (PF).

“Compartilhamos as dificuldades e dialogamos sobre os problemas, o que precisa ser mantido. O que podemos fazer agora é agir com tranquilidade e mostrar que Minas é diferente, e que, se a carne for de Minas Gerais, pode ser consumida com tranquilidade”, afirmou o governador, lembrando que “o Brasil levou dezenas de anos para construir um mercado sólido, para abrir o mercado exterior. Nós vamos trabalhar, o governo está solidário e apoiando a vocês”.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão (PMDB), ressaltou que o governo de Minas Gerais fez questão de levar a discussão aos principais órgão e entidades ligadas à produção e comercialização da carne no Estado.

“A primeira preocupação é ver qual o impacto da Operação Carne Fraca na cadeia produtiva de Minas Gerais. É um setor que tem impacto muito forte na economia e representa em torno de 44% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em Minas. Precisamos mandar uma mensagem de confiança para o consumidor, porque nenhuma unidade industrial em Minas está envolvida na operação, não tem nenhum produto que está sob suspeita. Temos um sistema estadual que funciona muito bem e é elogiado fora e dentro do país. A gente precisa reforçar que o consumidor tenha confiança na carne produzida em Minas Gerais”, salientou o secretário.

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de carne do país, sendo que 80% da produção é consumida no próprio Estado. Somente nos dois primeiros meses de 2017, o Estado exportou US$ 140,8 milhões em proteína animal (bovinos, suínos e aves), equivalentes a 58,8 mil toneladas. Minas Gerais conta com a atuação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pela fiscalização estadual.

O presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni, acredita que, neste o momento, o mais importante é mostrar aos consumidores a qualidade da carne mineira para os diferentes mercados, ressaltando o padrão de fiscalização usado em Minas Gerais.  

“A gente sente que esse episódio é extremamente pontual. Temos uma fiscalização extremamente efetiva e séria, com exigência dos processos.  Acho importante esse posicionamento para os consumidores. A posição da Amis é de apoio ao governo, pois sabemos da importância que o agronegócio representa para Minas Gerais e para o país”, disse.

“É importante esclarecer esse episódio, pois estamos falando de uma atividade extremamente importante, que gera emprego e renda. Agora temos que nos posicionar para o setor e para a sociedade, para resgatar o conceito da qualidade da carne mineira” afirmou o vice-presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais, José Arnaldo Cardoso Penna.

Também participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig), e de associações do setor.

Nenhum comentário: