Instituição subiu 29 posições no ranking em três anos; Web of Universities avaliou 11.995 instituições no mundo 
O Ranking Web of Universities, também conhecido como Webometrics, mostra a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 55º lugar entre as universidades da América Latina com maior presença na web. 

O Webometrics é uma iniciativa do Laboratório de Cybermetria do Conselho Superior de Investigações Científicas do Ministério da Educação da Espanha e avalia 11.995 instituições de ensino superior no mundo por meio de quatro indicadores principais: presença, visibilidade, transparência e excelência na internet.

Só na América Latina, o instituto analisa 3.680 instituições de ensino superior. Entre as universidades brasileiras, a UFJF aparece na 30ª colocação e é a 4ª entre as mineiras, atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
ufjfranking

O ranking é baseado em resultados de buscas feitas na internet, por meio das plataformas digitais Google, Ahrefs, Majestic, Google Scholar Citations e Scimago. 

“Trata-se de uma metodologia criada por um grupo de pesquisa especializado em quantificar conteúdos da internet. O que pretendem medir é a visibilidade das instituições de educação superior do mundo inteiro, por meio de buscas pela internet”, explica a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage.

Em relação aos países latino-americanos, a UFJF subiu duas posições em relação ao último ranking, divulgado em setembro de 2016. De 2014 para 2017, a universidade passou da 94ª posição para a 55ª. A ascensão também aconteceu entre as universidades brasileiras. 

Em 2014, o ranking mostrava a instituição juiz-forana em 39º lugar. Em 2017, a UFJF alcançou a 30ª colocação. 

“Fica claro que a UFJF tem aumentado seu fator de impacto na web, segundo a metodologia aplicada por esse instituto, aparecendo mais vezes na em buscas na internet.”

Desde 2004, a cada seis meses, o Laboratório de Cybermetria atualiza as análises, com o objetivo de avaliar o desempenho das universidades do mundo inteiro com base na presença e no impacto da rede.
da assessoria UFJF