quarta-feira, 1 de março de 2017

EDUCAÇÃO: UNIFAL SE CLASSIFICA ENTRE AS MELHORES UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA

Ranking da Espanha apontou a universidade entre as 200 melhores instituições

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foi classificada entre as 200 melhores instituições de Ensino Superior da América Latina no Ranking Web of Universities, que avalia mais de 24 mil instituições ao redor do mundo. O resultado foi divulgado em janeiro.

Conforme o levantamento feito pelo Laboratório Cibermetrics, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão vinculado ao Ministério da Educação da Espanha, a UNIFAL-MG conquistou a 83ª posição entre as instituições brasileiras.

Em relação a 2016, a universidade subiu 26 posições na América Latina e nove posições entre as instituições do país.

A classificação é fundamentada em um indicador composto que leva em conta tanto o volume do conteúdo das instituições na web, como número de páginas e arquivos, quanto a visibilidade e o impacto destas publicações on-line de acordo com o número de citações do site que receberam.  

No ano passado, a Instituição foi elencada na 62ª posição como melhor universidade brasileira e no 10º lugar, entre as melhores instituições de Minas Gerais, no Ranking Universitário Folha (RUF) - 2016. Em relação 2015, a Universidade subiu seis posições entre as instituições brasileiras e uma colocação entre as avaliadas em Minas Gerais.

Os rankings são importantes ferramentas que permitem comparar o desempenho das universidades diante de inúmeros indicadores. Porém, por considerar diferentes aspectos da vida acadêmica, os resultados dos levantamentos acabam apresentando algumas discrepâncias.


por Ana Carolina Araújo - da assessoria UNIFAL-MG

Nenhum comentário: