segunda-feira, 13 de março de 2017

DILMA INICIA EM GENEBRA CONFERÊNCIAS E DEBATES SOBRE A DEMOCRACIA NO BRASIL


A ex-presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff (PT), participa desde sexta-feira, 10, de uma série de encontros internacionais para dialogar e debater sobre o contexto social e político no Brasil durante e após o processo de impeachment. 

Seu roteiro iniciou em Genebra, que sedia o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, e Lisboa, onde foi recebida pela Fundação Saramago.

Nesta sexta-feira ela se encontrou com o secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas, Olav Fykse Tveit, e com a ex-presidenta da Suíça, Ruth Dreifuss.

No sábado, 11, proferiu conferência no Fórum Direitos Humanos, evento paralelo ao 15º Festival Internacional de Filmes de Direitos Humanos, em Genebra, do qual foi convidada. 

Neste evento, ela enfocou o tema da luta contra a fome e a pobreza no Brasil e os riscos que sofre essa estratégia prioritária de seu governo com o projeto em curso no País. 

Ao seu lado estiveram Christophe Golay, da Academia de Genebra de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos e Collin Gonsalves, advogado da Suprema Corte da Índia e fundador do Human Rights Law Network, abordando a mesma temática no contexto indiano.

Ainda em Genebra, Dilma teve encontros com parlamentares suíços e relatores de direitos humanos. Hoje, segunda-feira, 13, ela se reúne com pesquisadores do The Graduate Institute of Genebra para falar sobre o futuro da luta contra o neoliberalismo.

Em Portugal a partir de hoje, Dilma Roussef será recebida pela Fundação Saramago, Casa do Brasil em Lisboa e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 

No dia 15, às 18 horas, profere a conferência “Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque” em evento marcado para o Teatro da Trindade, na capital portuguesa.

Nos dois países a ex-presidenta terá encontros com jornalistas e meios de comunicação nacionais, além de conversas com parlamentares, pesquisadores e brasileiros no exterior.

Nenhum comentário: