segunda-feira, 27 de março de 2017

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: LANÇAMENTO DO PRÊMIO MARCOS LUIZ DOS MARES GUIA TRAZ NOVIDADES


O lançamento oficial da Chamada do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia aconteceu ontem, dia 23 de março, em Lavras. 

A cerimônia realizada no Salão de Convenções contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Vilela, o pró-reitor de pesquisa da UFLA, Teodorico de Castro Ramalho e os membros da Comissão Julgadora do Prêmio, Márcia Paranho Veloso da Universidade Federal de Alfenas(Unifal) e Wolney Lobato da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas).

Durante a cerimônia na UFLA, o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, anunciou que em 2017 o prêmio será concedido à Instituição/Empresa e a Empresa Jovem (empresas incubadas, aceleradas, laboratórios que trabalham com pesquisa básica, startups e spinoffs) que, através da pesquisa básica, contribuam de forma significativa para o avanço da ciência e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. “

Estamos aqui para enaltecer a ciência, fomentar CT&I, mas também premiar os talentos que por meio de suas ações e pesquisas possibilitam gerar inovação, oportunidades e renda. Hoje sabemos, por exemplo, que as startups criam e geram empregos e a FAPEMIG vem investindo nisso”, disse Vilela, que também preside a comissão julgadora da premiação. 

Esse ano, o prêmio vai chegar a R$30 mil em dinheiro na soma das duas modalidades e os interessados já podem ter acesso à ficha de inscrição, que está disponível no site de Fapemig.

Para o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, é hora de mudar a mentalidade das Universidades brasileiras que acreditam que o conhecimento deve ficar restrito às academias. Para ele é fundamental a parceria entre a iniciativa privada e a pública, para que o conhecimento gere tecnologia, essa tecnologia gere produtos e que esses produtos gerem infinitas possibilidades de empreendedorismo e negócio. 

“Precisamos ter em mente que somos financiados pela população e como tal temos a missão de retornar para a sociedade, por meio das pesquisas financiadas, os benefícios que contribuam para sua qualidade de vida. Nesse contexto a junção do conhecimento teórico e empreendedorismo são essenciais”, complementa Scolforo. 

Na oportunidade, o pró-reitor da Universidade, Teodorico de Castro, aproveitou para parabenizar pela iniciativa, considerou uma honra para a UFLA sediar o lançamento da premiação e disse esperar que as empresas se sintam estimuladas a concorrer.

Os trabalhos para a divulgação da Chamada do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia seguem hoje, dia 24 de março, na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as inscrições para concorrer ao prêmio estarão abertas a partir de amanhã, 25 de março e deverão ser encaminhadas pelos Correios até o dia 2 de junho de 2017, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) – Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Bairro Horto - Belo Horizonte – MG - CEP 31035-536.

Sobre o prêmio
O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” foi criado pelo Governo do Estado e será concedido a “Pesquisador” e “Jovem Pesquisador” mineiros, em anos pares; e premiará unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de Instituição/Empresa e “Empresa Jovem” com atuação em C&T, ou à própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais, em anos ímpares.

Comissão Julgadora do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2017
• Evaldo Ferreira Vilela (Presidente) – UFV/FAPEMIG
• Carlos Alberto Pereira Tavares – UFMG
• José Policarpo Gonçalves de Abreu – UNIFEI/CIT SENAI FIEMG
• Marcelo Marcos Morales - CNPq
• Márcia Paranho Veloso – FORIPES/UNIFAL
• Wolney Lobato - PUC Minas

 No caso de dúvidas, encaminhar para premiomaresguia@fapemig.br

Nenhum comentário: