quinta-feira, 30 de março de 2017

ARTESÃOS MINEIROS PARTICIPAM DE NOVELA GLOBAL

Homenagem acontece no capítulo final da “A Lei do Amor”
Peças feitas pela artesã de Belo Horizonte Elisa Pena

Dois artesãos mineiros vão participar do último capítulo da novela da Rede Globo “A Lei do Amor”, previsto para ir ao ar na sexta-feira, 31. 

Elisa Pena, de Belo Horizonte, e Willi de Carvalho, de Montes Claros, estão entre os 20 artesãos selecionados do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) que serão homenageados durante a atração global.

Outros dois mineiros também tiveram suas obras expostas na novela “A Lei do Amor”, porém não irão participar das gravações. 

Mário e Alex Teles, de Divinópolis, são filho e neto (respectivamente) do escultor Geraldo Teles de Oliveira, mais conhecido como GTO - que ganhou destaque e reconhecimento com sua técnica de esculpir na madeira imagens que preenchem todo o interior das peças, como as rodas mágicas ou mandalas. GTO as denominava de Roda-Viva e elas ilustravam personagens populares, festas culturais e cenas do cotidiano. Mário e Alex Teles perpetuaram a arte de GTO e hoje também fazem esculturas vazadas na madeira.

Desde outubro do ano passado, diversas peças dos quatro artesãos mineiros foram exibidas em várias cenas na galeria de arte da Hêlo, personagem da atriz Cláudia Abreu. A expectativa é que Elisa Pena e Willi de Carvalho apareçam no último capítulo da trama.

Conheça mais sobre os trabalhos e os artesãos mineiros que participarão das gravações da novela:

Elisa Pena
Ao longo dos anos, sua técnica foi aprimorada nas esculturas de argila. Produz peças que variam entre o sacro, com esculturas de santos e inspirações barrocas, e o profano, inspirado no cotidiano e nas pessoas do dia a dia. São imagens de anjos, santos, cabeças, mulheres, nus femininos e masculinos. 

Elisa trabalha com a técnica de terracota e ferrocimento, aplicando manualmente uma camada de cimento e areia em uma estrutura de ferro. As peças ganham acabamento com limalha de ferro, cobre, resinas e são banhadas com ácidos.

Willi de Carvalho
Faz quadros tridimensionais, unindo técnicas de escultura e pintura. Retrata a cultura popular brasileira, principalmente as festas de Minas Gerais, como a Folia de Reis. 

Sua obra faz referência ao povo do interior do estado e à personagens do imaginário popular brasileiro imortalizados na literatura de Guimarães Rosa, como Riobaldo e Diadorim.
por Simone Guedes - da Agência Sebrae Minas de Notícias

Nenhum comentário: