sexta-feira, 31 de março de 2017

AGRICULTURA FAMILIAR TERÁ FOMENTO PARA PESQUISA


O Governo de Minas Gerais quer fomentar a pesquisa na agricultura familiar. Para tanto, promove, até hoje, sexta-feira, 31, em Belo Horizonte, o seminário “Dialogar para Transformar – Diretrizes para apoio a pesquisa em Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana e Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais”.

A ideia é aproximar a ciência à produção orgânica, garantindo a participação de pesquisadores, agricultores familiares e extensionistas na definição de linhas de pesquisa a serem apoiadas, por meio de editais e chamadas públicas.

“Temos uma missão de promover o desenvolvimento rural sustentável de Minas Gerais e, para isso, precisamos de pesquisa para quebrar barreiras e fortalecer ainda mais a agroecologia, nossas sementes crioulas e o combate ao agrotóxico”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo (PT), ao participar da abertura do seminário, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Além da Seda e da Fapemig, integram o seminário representantes de outros órgãos governamentais, como Epamig, Emater-MG, CVT-MG e Embrapa, além de organizações como a Fetaemg, AMA (Articulação Mineira de Agroecologia), AUÊ (Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG) e Comboio Agroecológico Sudeste.

A proposta é que ao final do seminário seja produzida uma carta com as proposições das instituições participantes para viabilizar o fomento à pesquisa, previsto na Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, instituída em 2014.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, o seminário é uma oportunidade de diálogo com todos os setores que carecem de Ciência e Tecnologia (C&T).

“A agricultura familiar é uma das mais importantes atividades da nossa economia. Queremos ouvir o segmento para identificar os pontos em que o avanço tecnológico possa fazer a diferença”, disse.

A iniciativa do seminário partiu do Comitê Gestor do Programa de Apoio a Produção e Beneficiamento do Pequi e Demais Frutos do Cerrado, da Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia, dos Centros de Vocação Tecnológicas em Agroecologia e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais (Cedraf-MG).

A presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Irene Maria Cardoso, afirmou que é preciso que o setor de pesquisa escute 'todas as vozes'. “Este seminário é emblemático e um importante esforço para avançar na área da agroecologia”, completou. 

Também participaram da abertura oficial o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque , o presidente da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG),  Glenio Martins, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, e o coordenador executivo do Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata da AMA, Glauco Regis Florisbelo.

Nenhum comentário: