terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

UFLA APRESENTA INOVAÇÕES NA FEMAGRI


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou entre os dias 8 e 10 deste mês, da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) em Guaxupé, no Sul de Minas, promovida pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

A Instituição foi representada na feira pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (Ghpd), Núcleo de Estudos em Máquinas Agrícolas e Portáteis (Nemaport), Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), Núcleo de Estudos em Pós Colheita do Café (Pós-Café) e a empresa Terra Jr Consultoria Agropecuária.

Durante os três dias de eventos, os representantes dos núcleos de estudos da UFLA tiveram a oportunidade de apresentar os cursos de graduação, pós-graduação e os projetos de pesquisa, ensino e extensão que englobam alguns setores do agronegócio, principalmente do café, que são desenvolvidos na universidade.

O INCT Café apresentou novas formulações de resíduos do processamento de café provenientes da Cooxupé. A torta, resíduo da extração do óleo do café é rica em nutrientes como açúcares, aminoácidos e também substâncias antioxidantes e compostos bioativos, a partir daí dois novos produtos foram desenvolvidos e apresentados ao público:

Nutrição
Cápsulas com concentração dos antioxidantes do café que funciona como alimento funcional para limpeza de radicais livres no corpo humano e também age prevenindo o envelhecimento e combatendo a obesidade;

Remédio para plantas
Indutor de resistência em plantas, o produto que funciona como vacina age contra fungos e bactérias em diversos cultivos, sendo pulverizado nas plantas ativando a defesa das mesmas.

Esses dois novos produtos vêm atender dois segmentos de mercados distintos, trazendo benefícios tanto para a saúde animal quanto vegetal, indo de encontro a sustentabilidade através do reaproveitamento de matérias primas provenientes do café, produto de grande importância para a economia do país.

Vivência
“Através do evento obtivemos mais contato com os produtores rurais, que são nossos clientes. Além disso, a feira proporcionou conhecimento técnico de diversas áreas de atuação da empresa, o que faz a Terra Jr manter-se sempre atualizada nas tendências e perspectivas para o cenário agrícola nacional. Toda essa experiência também nos fez enxergar ainda mais a enorme influência e representatividade da UFLA na cafeicultura e nos outros setores do mercado em que estamos inseridos, é evidente que nossa presença em feiras desse porte nos acrescentam qualidades pessoais e profissionais que complementam a vivência acadêmica”, explicou o estudante do 8º período de Engenharia Agrícola da UFLA, presidente do Terra Jr., Gabriel Lacava.

Femagri
Esse ano a feira recebeu 38.249 visitantes e a geração de negócios ficou 36% maior que a edição de 2016, o evento serviu como espaço para apresentação de tecnologias e inovações para o setor cafeeiro, onde cafeicultores negociaram maquinários e insumos com o intuito de produzir mais e economizar nos custos.
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Nenhum comentário: