segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

SISTEMA PRISIONAL DO SUL DE MINAS DESAFOGA PM

Presídio de Pouso Alegre
O Sul de Minas é o primeiro território do Estado cujos agentes de segurança penitenciários estão aptos a registrar ocorrências criminais dentro das oito unidades prisionais da região, instaladas nos municípios de Baependi, Caxambu, Extrema, Ouro Fino, Itajubá, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e São Lourenço. 

Quarenta profissionais desses municípios foram capacitados para o preenchimento do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) – antigo boletim de ocorrência.

Para o diretor-geral do Presídio de Itajubá, Rodiney Dantas, “além de integrar as Forças de Segurança, o trabalho servirá como indicador para nortear futuras políticas públicas”.

Eles poderão preencher registros de ameaça, lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, uso e consumo de drogas, ingresso ilegal de rádio ou aparelho telefônico, tráfico de drogas e desacato.

“A meta é que todas as unidades prisionais do Estado utilizem as funções do Reds até o início do segundo semestre deste ano”, revela o gerente de implantação do Reds no Sistema Prisional, Marcio José da Silva.

Resultado do projeto-piloto
Para alinhar as diretrizes do trabalho, em novembro de 2016, a SEAP iniciou a execução de um projeto-piloto no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, na Capital. Durante esse tempo, os agentes de segurança penitenciários da unidade, previamente capacitados, registraram 58 ocorrências sem a necessidade do empenho da Polícia Militar. 

Para o diretor de segurança do Ceresp Gameleira, Edivaldo dos Santos, a iniciativa trouxe ganhos importantíssimos para a unidade. “Facilitou o serviço. Estamos economizando tempo, resolvendo tudo de maneira ágil”, destaca o diretor.

Nenhum comentário: