quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

SEGURANÇA: INATEL APOIA PROJETO DE SMART CITY EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ


Mais uma vez, a união de poder público e de instituição de ensino e pesquisa resulta em benefício para a comunidade de Santa Rita do Sapucaí. Afinal, a história mostra que o trabalho em conjunto trouxe muito desenvolvimento para a cidade conhecida como o Vale da Eletrônica. 

Desta vez, o projeto é de implantação de Cidade Digital que começou por uma das áreas mais importantes: da segurança. 

Desde o final do ano passado, câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade, indicados pela Polícia Militar. 

Todo o projeto de segurança eletrônica foi desenvolvido pela equipe de especialistas do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que integram a área de treinamento e consultoria do instituto e também o projeto Inatel Smart Campus. 

“A contribuição e a expertise do Inatel foram decisivas para esse projeto que irá beneficiar toda a população. O Inatel fez o projeto, as especificações técnicas e está acompanhando o processo de implantação”, explica o vice-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, professor Wander Wilson Chaves.

Inicialmente 18 câmeras serão instaladas, duas delas com leitura de placas de veículos, mas o objetivo é aumentar o número de equipamentos, inclusive com a participação da iniciativa privada. 

Além da área de segurança, há a possibilidade de implantar outras soluções e serviços digitais, como internet sem fio e sistemas de voz e dados que podem otimizar a comunicação e os recursos do setor público. 

“O Inatel vem desenvolvendo competências em várias áreas de Cidades Inteligentes, soluções que estão à disposição de prefeituras e empreendimentos”, afirma o gerente de treinamento do Inatel Competence Center, Rinaldo Duarte de Carvalho.

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, afirma que contribuir para a comunidade é uma das grandes missões da instituição. 

“Nós, como um centro de ensino e pesquisa, buscamos o desenvolvimento de soluções para atender as demandas da sociedade. E é gratificante poder contribuir para a cidade em que estamos.” Para o professor, a iniciativa da Prefeitura demonstra uma preocupação em tornar a cidade mais segura e, também, melhor preparada para a transformação digital que a sociedade está experimentando.
da assessoria

Nenhum comentário: