quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

DEMOCRACIA VIRTUAL

Com o empoderamento da sociedade na tomada de decisões, UFLA se prepara para sediar Simpósio que vai debater o uso das tecnologias de informação e comunicação na democracia dos países
Cada vez mais crescente, participação eletrônica tem evidenciado a importância das interações diretas entre cidadãos, sistema político e governos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia neste ano o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), terá como tema “Sistemas de Informação para Governança Digital Participativa”. 

O evento será realizado de 5 a 8 de junho e terá como anfitrião o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da instituição e tem como objetivo promover discussões na área de Sistemas de Informação (SI), considerando toda a sua multidisciplinaridade e aplicações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Esta será a 13ª edição do SBSI, ocasião em que serão discutidos os avanços da comunidade de Sistemas de Informação nesta área e as perspectivas de pesquisa no tema. 

A participação eletrônica tem evidenciado a importância das interações diretas entre cidadãos, sistema político e governos. Se, por um lado, existe o avanço das redes sociais virtuais e demais formas de comunicação eletrônica na sociedade; por outro, as iniciativas dos governos em disponibilizar sistemas de informação abertos demandam avanços de pesquisas na área de Sistemas de Informação.

Por esse motivo, está edição do evento terá como foco o papel dos Sistemas de Informação na democracia dos países com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especialmente com o empoderamento da sociedade nas decisões em todas as esferas governamentais. 

Serão feitas apresentações de trabalhos científicos, além da discussão de temas relevantes na área de sistemas de informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de SI. 

A programação do Simpósio inclui sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops. O objetivo é promover discussões na área de Sistemas de Informação (SI), considerando toda a sua multidisciplinaridade e aplicações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Ciberdemocracia
Apesar da falta de vontade dos políticos tradicionais de “dividir o poder”, os cidadãos devem pressioná-los para elevar sua participação nas decisões que afetam suas próprias vidas.

Essa é a opinião de Eiríkur Bergmann, professor da Escola de Ciências Sociais da Bifröst University e um dos 25 integrantes da comissão responsável pela elaboração da proposta de nova Constituição da Islândia em 2012, um processo que foi feito com ajuda da população via Facebook e Twitter, segundo matéria publicada junho de 2013 no site Opera Mundi.

A publicação do site destaca ainda a ideia inovadora de participação popular via internet aplicada na Islândia após a crise dos bancos de 2008 apareceu nos protestos pacíficos conhecidos como “Revolução das Panelas e Frigideiras”. Quando os integrantes da constituinte foram eleitos para fazer uma nova Carta Magna que substituísse a vigente desde 1944, quando o país se tornou independente e praticamente copiou a mesma Constituição da Dinamarca, convidaram a população a enviar sugestões em redes sociais e pelo site oficial do processo. “Publicávamos tudo o que estávamos escrevendo, ainda que não estivesse pronto. Dessa forma, as pessoas davam sua opinião e nós revisávamos e melhorávamos o texto”, contou Bergmann.

Ainda de acordo com a matéria do Opera Mundi, ele afirma que o processo de elaboração do texto da nova Constituição islandesa, que posteriormente foi aprovada pela população, mas empacou quando chegou ao Parlamento, só foi possível porque, além de 95% da população local estar conectada, havia um clima de insatisfação que fez aumentar a responsabilidade dos cidadãos para melhorar a situação do país. Para Bergmann, a Islândia é um exemplo até para o Brasil. “No momento que o acesso à tecnologia aumenta, cresce também a possibilidade de participar de forma direta da democracia”, diz.

O simpósio
A primeira edição do SBSI foi realizada em 2004 e desde então tem se destacado como o evento mais importante na área de Sistemas de Informação no cenário nacional. 

Em 2015, o SBSI tornou-se um evento filiado à AIS (Association for Information Systems). Já foram realizadas 12 edições do SBSI.

Escolha do local deste ano
O SBSI 2017 será realizado na Universidade Federal de Lavras – UFLA, consolidada como uma das mais importantes instituições de educação superior do Brasil, sendo uma das doze universidades do país com conceito máximo na avaliação. 

Está posicionada como a terceira melhor universidade de Minas Gerais e como a décima melhor do Brasil, considerando-se dados de 2014. Atualmente, a UFLA possui cerca de 35 cursos de graduação e 60 de pós-graduação, congregando aproximadamente 14 mil estudantes.

Nenhum comentário: