segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

VEREADORES DE LAVRAS ESTÃO PROIBIDOS DE VOTAR PROJETOS QUE DÃO NOME ÀS RUAS DA CIDADE

Ação era amplamente utilizada pelos parlamentares para manter laços políticos com homenageados. Tempo gasto nas discussões e votações também era alvo de reclamações

Os 17 vereadores da nova legislatura da Câmara Municipal de Lavras, no Sul de Minas, que tomaram posse ontem, domingo, 1º, estão proibidos de elaborar e votar projetos de lei dando nome às ruas do município.

A iniciativa partiu do então vereador José Márcio Faria, integrante da legislatura passada. A proposta foi aprovada no Legislativo lavrense e sancionada pelo então prefeito Silas Costa Pereira (PMDB).

De acordo com José Márcio Faria, que não se reelegeu nas eleições municipais de 2016, a iniciativa tem por objetivo agilizar os trabalhos dos parlamentares, uma vez que se gastava muito tempo discutindo e votando denominação de ruas e avenidas, bem como, acabar de um instrumento de promoção política dos vereadores.

A denominação dos logradouros públicos era um instrumento que os parlamentares usavam e abusavam como homenagem, uma forma de agradar familiares e assim manter uma ligação política com essas pessoas.

A partir de agora, a responsabilidade por dar nome as ruas e avenidas da cidade cabe as empresas responsáveis pelos loteamentos. 

Pelo projeto, antes de ser entregue ao município, todo loteamento terá que cumprir uma série de obrigações e uma delas é já denominar esses logradouros. A medida passou a vigorar já a partir deste ano.

Nenhum comentário: