sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

REDUÇÃO DE VÍTIMAS FATAIS NA RODOVIA FERNÃO DIAS CHEGA A 21,6% EM 2016

Rodovia também registrou no período 349 acidentes a menos. No trecho entre Contagem e Betim a queda foi de 16,6%

A BR–381, entre Contagem e Guarulhos, trecho rodoviário sob administração da Autopista Fernão Dias, apresentou redução de 21,8% no número de vítimas fatais em 2016, em comparação ao ano anterior. Em 2015, foram 160 vítimas fatais. Já em 2016, o número reduziu para 125. Contabilizando 35 óbitos a menos.

“A redução de acidentes com vítimas fatais na Fernão Dias é o resultado de ações permanentes de educação no trânsito e divulgação de informações para o usuário, chamando a atenção para a segurança viária”, afirma Helvécio Tamm de Lima, diretor superintendente da concessionária.

A concessionária investe constantemente em obras de melhorias e infraestrutura para garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos usuários. As mudanças proporcionam tranquilidade no deslocamento dos condutores e contribuem para o desenvolvimento das comunidades ao longo do trecho. O resultado destes investimentos reflete também na queda do número de ocorrências.

Em 2016, a redução no número de acidentes foi de 4,25% comparado com o período anterior. Se os dados forem confrontados com 2014, a redução é ainda maior e chega a 8,83%. 

De lá para cá, deixaram de acontecer 761 acidentes. Ou seja, os índices passaram de 8.613 para 7.852 acidentes, no ano passado. No trecho entre Contagem e Betim, por exemplo, a queda no total de acidentes foi de 16,6%. Passou de 1.691 em 2015 para 1.460.

Conforme pesquisas conduzidas pela concessionária, os acidentes possuem causas variadas, mas principalmente estão relacionadas à negligência dos motoristas quanto às normas de trânsito. 

Em 2016, a perda de controle e descuido do motorista corresponderam a mais da metade do total de acidentes, contabilizando 5.089 ocorrências. Além disso, 315 acidentes foram porque o motorista dormiu ao volante. 

“Muitos desses episódios poderiam ser evitados se os condutores obedecessem a sinalização da via e dirigissem com mais cautela”, explica José Carlos de Oliveira, gerente de tráfego.

Ainda de acordo com os dados do Centro de Controle de Operação, 19% dos acidentes registrados em 2016 foram colisões traseiras. Ocorrências desta natureza são facilmente impedidas se o motorista colocar o plano de direção defensiva em prática. 

Por meio de atitudes simples é possível agir preventivamente ao volante. Quando o motorista se preocupa com a distância segura ele tem um tempo maior de resposta e reflexo imediato aos estímulos e, consequentemente, um tempo de frenagem mais ágil evitando o risco de acidentes.
por Luiza Brunhara - da assessoria

Nenhum comentário: