sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

PEDRO COUTINHO LEITÃO ASSUME A SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Novo titular da pasta é sobrinho da jornalista Miriam Leitão e tem um tio professor na universidade federal em Lavras

O novo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Claudio Coutinho Leitão, assumiu o comando da pasta nesta segunda, 16. 

Natural do município mineiro de Caratinga, o novo secretário é proveniente de uma região de grande tradição de café e tem raiz familiar com a cultura do grão, sendo filho de cafeicultor. 

Pedro Cláudio Leitão é sobrinho da jornalista Miriam Leitão. Um tio do novo secretário de Estado, Ulisses Azevedo Leitão, é professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Nomeação
Com a saída de João Cruz Reis Filho, ligado ao grupo político do PMDB do vice-governador Antônio Andrade, foi indicado o deputado estadual Thiago Cota, também do PMDB, mas que acabou declinando do convite por problemas pessoais.

Com a desistência, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMG), Adalclever Lopes (PMDB), apadrinhou para o cargo  Pedro Cláudio Coutinho Leitão, que já foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Caratinga, no Vale do Rio Doce, cidade que é reduto eleitoral do presidente do Legislativo mineiro. Ele também já ocupou o cargo de secretário municipal de educação daquele município.

Visita
Tão logo assumiu a pasta, Pedro Claudio Coutinho visitou, no mesmo dia, a sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), em Belo Horizonte.


Ele foi recebido para reunião com a diretoria executiva da empresa, onde foram apresentadas as estruturas física, orçamentárias e de pessoal, e um encontro com os funcionários.


Em breve pronunciamento no auditório o secretário destacou que pretende apoiar todos os projetos que já estão em curso e que têm resultados positivos. 

Pedro Claudio Coutinho em visita a sede da Epamig, em Belo Horizonte

"Durante a reunião com o presidente Rui Verneque pude conhecer por fotos e ter informações de todas a unidades da Epamig e dá pra perceber como a Empresa é uma ponte entre o conhecimento, o produtor rural e fortalecimento do agronegócio. Sabemos que o serviço público tem suas dificuldades, mas temos que manter o espírito de cooperação funcionando, lembrando que o maior interessado do nosso trabalho é o agricultor que está nas propriedades rurais", pontuou ele.

Pedro Leitão lembrou que o setor agropecuário em Minas está na contramão da crise, sendo um dos poucos que apresentou crescimento apesar do momento que o País atravessa. 

Ele parabenizou a Epamig pelo trabalho e encerrou sua fala pedindo o apoio de todos os servidores ao enfatizar que também tem muito a aprender. 

"O desafio é enorme mas nossa causa é maior ainda, e é preciso que gestores e os colaboradores trabalhem juntos".

Trajetória
Pedro Claudio Coutinho Leitão graduação em Comunicação Social (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC e em Administração (1999) pelo Centro Universitário Newton Paiva; Mestrado Profissional em Administração (2002) pela Faculdade Pedro Leopoldo; e Doutorado em Ciências da Informação (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Pedro Claudio Coutinho Leitão tem destacada experiência em Gestão Pública. Atuou como secretário municipal de Educação (2009/2011) e como secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (2012/2013), em Caratinga. 

É vice-presidente de uma rede de ensino que mantém quatorze unidades de formação nos níveis superior, médio, fundamental e de educação infantil nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Trabalha há mais de vinte anos pela interiorização do ensino superior.

Nenhum comentário: