terça-feira, 17 de janeiro de 2017

MINAS JÁ TEM 152 CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA

Até esta segunda-feira foram notificados 152 casos suspeitos em 26 municípios de Minas Gerais

O Ministério da Saúde informa que a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) atualizou, nesta segunda-feira, 16, casos suspeitos de Febre Amarela silvestre no estado. Até o momento, existem 37 casos prováveis da doença, sendo 22 óbitos prováveis. No total, são 152 casos suspeitos notificados e 47 mortes suspeitas da doença em 26 municípios.

Hoje, terça-feira, 17, uma terceira equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) chegará ao estado de Minas Gerais para auxiliar nas investigações dos casos. 

As equipes estão atuando presencialmente nas localidades com relato de casos de febre amarela e estabelecendo medidas de controle. A investigação está sendo conduzida, em conjunto, pelo Ministério da Saúde, estado de Minas Gerais e municípios envolvidos.

Os municípios com ocorrência de casos suspeitos de febre amarela (Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema, Inhapim, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté, Setubinha, Água Boa, São Pedro do Suaçuí, Simonésia, Teófilo Otoni, Ipatinga, Alpercata, Ouro Verde de Minas, Itanhomi, Santa Rita do Itueto, Alvarenga e Novo Cruzeiro) já fazem parte da área de recomendação para vacinação, assim como todo o estado de Minas Gerais.

A vacinação imediata contra febre amarela deve ser, preferencialmente, a pessoas que vivem em áreas rurais dos municípios com casos suspeitos e a pessoas que nunca se imunizaram contra a doença.

Nenhum comentário: