segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

FERNANDO PIMENTEL PARTICIPA DA ABERTURA DA 20ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Governador destaca investimentos do Estado no setor audiovisual mineiro e a importância do cinema para as pessoas
  
O governador Fernando Pimentel (PT) participou, na noite de sexta-feira, 20, em Tiradentes, nas Vertentes, da abertura da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 

Pimentel foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao apoio à realização do evento e destacou a importância da Mostra no cenário nacional e a do cinema para as pessoas.

“Vinte anos da Mostra de Cinema não é pouca coisa. São vinte anos de luta para chegar aonde chegamos. É uma alegria muito grande estar aqui. Queria apenas ressaltar a importância de a gente manter viva a chama do cinema brasileiro. Sou de uma geração que viu nascer o Cinema Novo e, desde então, nunca deixei de acompanhar essa arte que nos encanta, nos faz sonhar, nos faz pensar, nos faz chorar e rir, enfim, nos ajuda a viver”, afirmou o governador.


Pimentel ressaltou o compromisso de seu governo com o cinema mineiro. “Continuemos apoiando a Mostra de Cinema de Tiradentes, de Ouro Preto, de Belo Horizonte, apoiando cinema mineiro e brasileiro, porque é disso que nós precisamos. Quanto mais difícil os tempos, mais nós precisamos da arte para nos ajudar”, finalizou.

Apoio
A diretora da Universo Produção e coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak, comemorou os 20 anos do festival e agradeceu a soma de esforços para a sua realização. 

Ela destacou a “visão empreendedora” do governo do Estado na edição deste ano, que contou com o patrocínio de três empresas estatais. “Os olhos e as atenções se voltam para Minas e Tiradentes”, destacou a coordenadora.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) apoiou o evento por meio do Programa Cinema sem Fronteiras, que também contempla as mostras de Ouro Preto e Belo Horizonte. 

As Companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e a de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também são patrocinadoras desta edição, sendo homenageadas na solenidade de abertura.

A Mostra
Com programação gratuita, a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes está sendo realizada entre os dias 20 e 28 de janeiro. O evento abre o calendário audiovisual do país em 2017, com a apresentação de 108 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, sendo 34 longas, dois médias e 72 curtas-metragem. 

O tema do evento este ano é “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”. São esperadas 35 mil pessoas em Tiradentes durante a Mostra.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, além de representantes da Cemig, Copasa e outros órgãos do governo de Minas Gerais. 

Nenhum comentário: