quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

FACULDADE DE MEDICINA SERÁ CONSTRUÍDA EM PASSOS

A Faculdade Atenas, em Paracatu. Instituição irá se instalar em Passos

O novo curso de medicina autorizado para Passos, no Sul de Minas, irá funcionar num campus próprio que será construído numa área de 20 mil metros quadrados, no loteamento Mirante do Vale, localizado no final da Avenida dos Expedicionários. 

A informação é do diretor-geral da Faculdade Atenas de Passos, Hiran Costa Rabelo, na mensagem de Natal e Ano Novo destinada para a população passense.

Rabelo também entrou em contato com então prefeito Ataíde Vilela (PSDB) no final do ano de 2016, para dar as informações sobre o projeto, que está previsto para ser concluído até o meio do ano de 2017. 

Além da compra da área, o diretor disse que o Centro Educacional Hyarte, mantenedor da faculdade, depositou a “Garantia de Execução” no Ministério da Educação, que representa 10% do seu plano de infraestrutura nos seis primeiros anos de funcionamento do curso.

“A Faculdade Atenas de Passos, representada pelo seu diretor-geral, Hiran Costa Rabelo, deseja a todos os cidadãos passenses um ano novo cheio de alegrias, de muita paz, saúde e realizações. Na oportunidade informa, com grande satisfação e imbuído do desejo de uma educação transformadora, que a sede da Faculdade será edificada em 2017 em uma área de 20.000 m2, localizada no loteamento Mirante do Vale”, diz a mensagem do diretor.

Segundo Hiran Rabelo, para viabilizar o campus da futura faculdade, será construída, inicialmente, uma área de 2,5 mil m² para abrigar “toda a infraestrutura necessária a um campus de qualidade: secretaria, tesouraria, salas de aula, biblioteca, lanchonete, banheiros, auditório, laboratórios multidisciplinares nas áreas de informática, anatomia, patologia, biologia celular, biologia molecular, bioquímica, biofísica, histologia, embriologia, fisiologia, parasitologia, imunologia, microbiologia, técnica cirúrgica, habilidades médicas e policlínica”.

O diretor informa ainda que o projeto “prevê áreas edificáveis para abrigar futuras ampliações e novos cursos, sobretudo, na área da saúde”. 

“(A Faculdade Atenas de Passos) ainda deseja que 2017 seja repleto de novos desafios, novos projetos e muita prosperidade!”, finaliza a mensagem. 

Mais Médicos
Encerrando o mandato, o então prefeito Ataíde Vilela comentou a notícia dizendo que a nova escola de medicina vem coroar diversas realizações do município durante seu mandato na área da saúde, a começar pela adesão ao programa Mais Médicos, sem a qual não teria sido possível a aprovação da segunda faculdade de medicina na cidade, a primeira foi da UEMG, que também recebeu o apoio da Prefeitura.

“A estrutura e a qualidade da rede municipal de saúde de Passos foram essenciais para que o MEC e o Ministério da Saúde nos autorizassem a receber uma segunda faculdade de medicina”, disse o prefeito, ressaltando o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que cumpriram todas as obrigações para atender os pré-requisitos do edital de habilitação do município.

“Essa aprovação significa um ‘selo de qualidade’ para a saúde de Passos em que todas as áreas, desde a atenção básica até a alta complexidade (Santa Casa e Hospital do Câncer) que estão plenamente funcionando”, afirmou.

Com a adesão ao Mais Médicos, a Prefeitura trouxe para Passos médicos de Cuba, México e até brasileiros para atuarem nos postos de saúde, o que resolveu o problema de atendimento na atenção básica. 

Atualmente, são 19 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), onde atuam 15 profissionais do Mais Médicos, entre cubanos e brasileiros.

Ataíde ainda destacou, na área da saúde, a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em 2015, que já atendeu mais de oito mil pessoas em menos de dois anos de funcionamento.
com assessoria

Nenhum comentário: