sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

CIDADE EM ALERTA: 1,7% DOS IMÓVEIS PESQUISADOS TEM FOCOS DE AEDES AEGYPTI EM PASSOS

Números colocam a cidade dentro do grupo de médio risco


O levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypt (LIRAa), pesquisa de infestação do mosquito da Dengue realizada em Passos, no Sul de Minas, apresenta dados alarmantes.

No mês de janeiro, nos dias 09, 10 e 11, a pesquisa demonstra que 1,7% dos imóveis pesquisados tem focos de Aedes aegypti, que é transmissor da Dengue, Zíka Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela Urbana. Os números colocam a cidade dentro do grupo de médio risco. 

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NZC) pesquisou mais de 2.234 imóveis no município de Passos. Para realizar o levantamento, o NCZ utilizou 60 agentes divididos em 5 equipes e 2 supervisores para cada equipe.

Os agentes de Combate a Endemias coletaram larvas que foram encontradas em todos os tipos de criatório. 

Os principais criadouros do mosquito continuam sendo depósitos simples de fácil manejo dentro de nossas próprias casas, a maioria dos focos são encontrados nos quintais, ou até mesmo dentro das casas em piscinas, pratos de vasos de plantas e bebedouros de animais, fontes ornamentais, materiais de construção e calhas entre outros. 

Alerta
Conforme apurou a Vigilância em Saúde, em 2016 o Município de Passos apresentou 1368 casos de dengue, com 94 confirmações. Registraram-se também 352 casos suspeitos de Zika, com oito pessoas confirmadas. Dos casos suspeitos de Zika, 26 foram registrados em gestantes.

A maior incidência de registro de casos dessas doenças aconteceu entre os meses de fevereiro e abril, correspondendo a 79% das notificações. 

Nenhum comentário: