terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CENTRO VAI PERDER 160 VAGAS DE ESTACIONAMENTO

Medida da prefeitura de Lavras proíbe estacionamento de veículos em trecho de um dos principais corredores comerciais da cidade. Pedestres temem aumento da velocidade no local
Rua Francisco Salles concentra filiais de algumas das principais redes varejistas do Brasil. Comércio local pode ser prejudicado

Os motoristas terão ainda mais dificuldade para estacionar na região central de Lavras, no Sul de Minas. É que uma mudança a ser implantada pelo Departamento Municipal de Trânsito vai proibir o estacionamento de veículos, no lado direito, em grande parte do trecho da Rua Doutor Francisco Salles.

Um trecho da Rua Melo Viana, que também concentra diversos comércios e uma agência bancária, também é alvo do Departamento de Trânsito. Na via, o estacionamento ficará proibido do lado esquerdo.

A medida vai atingir em cheio os comerciantes do Centro de Lavras, uma vez que a Rua Francisco Salles é um dos mais importantes corredores comerciais do município e, no trecho que terá estacionamento proibido, encontram-se as filiais de algumas das das principais redes varejistas do Brasil.

Com a proibição pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Lavras, estima-se que serão perdidas 160 vagas do estacionamento rotativo da Zona Azul da cidade.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, a intenção seria dar maior fluidez no tráfego dos ônibus do transporte coletivo, criando uma espécie de "corredor de ônibus".

Apesar da iniciativa ser boa, mesmo com a limitação de estacionamento, grande parte das vias do Centro da cidade são estreitas e possuem diversas esquinas, algumas com semáforos, o de qualquer forma impossibilitará que os coletivos desenvolvam muita velocidade.

Em um momento onde a cidade de São Paulo, a maior metrópole da América Latina, discute a redução da velocidade no centro e em suas marginais, a medida da prefeitura de Lavras gera incertezas.

Enquanto para os motoristas pode haver maior facilidade de locomoção, para os pedestres a segurança é que causa apreensão. As ruas Melo Viana e Francisco Salles contam com grande fluxo de pedestres, além de serem vias de acesso a saídas da cidade, o que torna um possível tráfego de coletivos e veículos com velocidade considerável um fator de risco.

Opinião
A redação do Blog O Corvo-Veloz procurou o professor Tadeu Cotta, que se notabiliza por fazer reflexões apuradas sobre a cidade, para ouvir sua opinião a respeito da medida. Ele nos encaminhou estas impressões bem amplas sobre a região central do município na atualidade:

A respeito da administração da cidade:

1 – em princípio é uma boa ideia, para as pessoas, reduzir o tráfego de veículos no centro;

2 – a área onde ficava a Câmara de Vereadores  poderia ser transformada em estacionamento;

3 – as ruas e passeios deveriam ser consertados, pois os muitos buracos tem causado acidentes nos pedestres;

4 – deveria ser proibido construir passeios de menos de 3m de largura nos novos loteamentos;

5 – tem empresas no centro que ocupam toda a frente de suas construções com garagens; elas deveriam ser proibidas de ter mais de um único acesso para suas garagens;

6 – muitos prédios em construção se apropriam da rua, colocando abusivamente cones na rua...

7 – os prédios em construção deveriam ser obrigados a usar tela protetora em todo o seu entorno, para
evitar acidentes com queda de material na rua logo embaixo;

8 – as empresas deveriam ser incentivadas a sair do centro, muito sobrecarregado;

9 – existem placas de “estacionamento proibido” para carga e descarga nas 24h do dia; isso deveria
acontecer só para um determinado tempo; por exemplo de 8às 12h...

10 – todas as faixas de pedestres deveriam ser  pintadas novamente, pois suas marcas estão apagadas...

6 comentários:

Anônimo disse...

Um ano após as marginais Tietê e Pinheiros terem suas novas velocidades máximas regulamentadas, o número de acidentes com vítimas (mortas ou feridas) caiu 37,5% nas vias, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A iniciativa compôs o Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulox.

Há exatamente um ano, as máximas passaram de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, e de 70 km/h para 60km/h na pista central e 50 km/h na pista local.

Juntas, as marginais apresentaram 608 acidentes no primeiro semestre de 2015; nos primeiros seis meses de 2016 foram 380, segundo a CET. Segundo a companhia, o número de atropelamentos caiu também, passando de 27 para 9 no mesmo período.

No anúncio da regulamentação, a Secretaria dos Transportes havia defendido que a redução das velocidades máximas permitidas tinha por objetivo a melhoria das condições de segurança, e a redução do número de feridos e mortos.

Na ocasião, foram mostrados os resultados das alterações em outros países, como Suíça, Dinamarca, EUA e Suécia, adotadas na década de 80, que evidenciavam que uma menor velocidade do veículo poderia evitar acidentes abrandar danos físicos.

Fonte: G1 São Paulo

Anônimo disse...

Leiam isso: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/futuro-das-cidades/reducao-de-velocidade-no-transito-e-tendencia-irreversivel-13q55qyq34pq4ck9jzsfq5210

Anônimo disse...

Quem fez esse estudo para a prefeitura fazer estas mudanças? Quando a prefeitura se reuniu com os comerciantes, com a sociedade local para discutir isso? Hoje são apenas 31 dias desse governo. Ou seja, fazem tudo de forma autoritária e o povo que se vire.

Anônimo disse...

Incompetência. Vocês vão ver a bagunça que vai ser isso. E outra, esqueceram de mencionar que o Centro possui ruas laterais para fluxo dos dois sentidos, ocorre que muitos motoristas gostam de passar pela rua principal. As ruas laterais já dão fluxo rápido no trânsito e também circulam os intermunicipais. Veja no domingo por exemplo, a maioria dos motoristas quer passar pela Praça principal e dá congestionamentos, tanto que tiraram os ônibus de descer a Praça domingo. Quem quer trafegar com mais rapidez encontra as vias laterais praticamente vazias para circular de boa. Engano achar que essa mudança vai resolver, pois a maioria quer passar é pela rua principal. Vai dar congestionamentos do mesmo jeito.

Anônimo disse...

O Zé conseguiu a façanha de nomear os piores secretários e assessores da história. Esses vão saber derrubar um prefeito com gosto.

Anônimo disse...

Vai ser um caos do mesmo jeito. Lavras é rotulada como a cidade de uma rua só: começa na Av. Pedro SAles e termina na Av. Ernesto Matioli, passando pela Barão do Rio Branco, SAntana... até chegar na Ernesto Matioli. Algum prefeito nessa cidade já fez um trabalho, tanto educativo, como sinalizado para remeter o fluxo de veículos pelas laterais? E as condições para trafegar pelas laterais? O que vemos são buracos e mais buracos, matos e mais matos, etc. Quero citar exemplo: quem está no centro da cidade e quer acessar o Bairro Centenário, Prefeitura, etc. passa pelo centro. Por que? Porque tá arrumadinho. Passe pelas laterais, fundos do Rex 4, sai na Selt, etc. pra ver como que tá!!! É isso.