Atividades variaram de grafite à dança e aconteceram entre 8h e 12h neste domingo 

No último domingo, dia 18, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se encheu de música, grafite, dança, brincadeiras, cinema e atividades físicas. 

A quinta edição do Domingo no Campus, projeto que busca aproximar a Universidade da comunidade, oferece atrações gratuitas para todos os públicos e abre o espaço do campus para o entorno. As atividades aconteceram entre 8h e 12h.

Úrsula Campos, uma das organizadoras das brincadeiras para as crianças, conta que a iniciativa é um sucesso do projeto: “Nós optamos por brincadeiras populares, como peteca e bola, para resgatar um pouco esse tipo de atividade. Isso ajuda no processo de socialização, ensina as crianças a respeitarem regras e auxilia no desenvolvimento cognitivo. E poder oferecer esse espaço para que a comunidade se aproxime da Universidade e volte a brincar aqui é muito gratificante”.


“Foi muito bom aproveitar o ambiente, principalmente essa área para as crianças. Tem muita diversidade”, afirmou uma das frequentadoras, Ludmila Teodoro 
A advogada Ludmila Teodoro foi ao Domingo no Campus pela primeira vez, acompanhada da família, e diz que voltará sempre. 

“Foi muito bom poder vir e aproveitar o ambiente, principalmente essa área para as crianças. Tem muita diversidade. Já o gerente comercial Roberto Campos conta que também aproveitou as brincadeiras: “Sempre brinquei de pipa, então, acho muito bacana um espaço em que as crianças de hoje em dia também possam redescobrir essas brincadeiras”.

Música e dança
A Praça Cívica também foi palco musical. O DJ Kureb levou o Baile na Praça, embalando os participantes com música popular brasileira. 

Já o projeto HipHopologia, apresentou os elementos que compõem o hip hop: 3 MCs – Marte MC, RT Mallone e Thaina Kriya – cantaram rap, enquanto outros membros grafitavam o espaço, promoviam apresentações de b-boys e um sarau de poesia marginal.

Parte das intervenções realizadas pelo projeto HipHopologia foram apresentações de rap durante o evento
A idealizadora do projeto, Chris Assis, explica que mostrar esses elementos da cultura hip hop dentro de um ambiente acadêmico é importante tanto para a Universidade quanto para o hip hop. 

“A gente pode apresentar um pouco mais da nossa cultura, enquanto a Universidade mostra que não é elitizada, que pode e deve ser ocupada.”

Já o designer gráfico e grafiteiro Dorin acredita que o projeto “promove uma interação social muito grande e desmistifica o preconceito que existe contra o hip hop”.

Cinema no campus
Essa edição marcou a volta do Cinema no Campus, iniciativa que busca incentivar o cinema nacional, apresentando boas produções e promovendo discussões de conteúdo. O projeto tem o apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que disponibilizou 179 filmes para exibição.

Edição também marcou a volta do Cinema no Campus, iniciativa com apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que disponibilizou 179 filmes para exibição

A curadora do projeto, Cristiana Magalhães, conta que “os filmes escolhidos buscam estar no intermédio do cult e do popular. Nós queremos que as pessoas tomem gosto pelo cinema, mas também sejam apresentadas a produções menos tradicionais”.

O filme exibido neste domingo foi o premiado “O palhaço”, de Selton Mello, que narra a história dos palhaços Pangaré e Puro Sangue.

O diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, ficou satisfeito com mesma esta edição do projeto: “Finalmente o sol ajudou e tivemos um Domingo no Campus muito feliz, cheio e com a comunidade presente.”

O projeto Domingo no Campus dá uma pausa para as festividades de fim de ano, mas volta em 2017.
da assessoria UFJF