quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

TRABALHO PSICOLÓGICO RESGATA CLIMA NATALINO NO SETOR DE HEMODIÁLISE DO HCSL


O trabalho de Psicologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, realiza neste período, de festas de final de ano, várias atividades que resgatam o clima natalino e trazem melhorias efetivas e afetivas aos pacientes do setor de Hemodiálise. 

Usando do instrumento de arte terapia, foi proposto que cada paciente trouxesse de sua casa uma bola natalina para expressar votos de união e saúde e enfeitar a Guirlanda de Natal do Serviço de Terapia Renal Substitutiva. 


"A guirlanda é uma tradição milenar, que quando colocada na porta de entrada é sempre uma maneira de dar boas-vindas aos visitantes, no Natal. O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significava um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa. Por isto, os romanos expunham as coroas nas portas para favorecer saúde para todas as pessoas daquela casa", explica a psicóloga hospitalar, Ana Carla da Silva.


A atividade também foi inspirada na mensagem deixada pelo Papa Francisco que pediu que as religiões trabalhassem juntas em 2016. 

"Independentemente da crença religiosa, tivemos a intenção de elaborar a guirlanda, para gerar um diálogo sincero entre homens e mulheres e com isso também gerar frutos de paz e justiça", conta Ana Carla.

A psicóloga, que atua há seis anos no HCSL, sempre busca abordagens diferentes que não restrinjam os pacientes as questões ligadas à doença. 

"Busco sempre esse diferencial de tirar o foco da doença. Quero sempre envolver todos eles criando uma ligação entre profissionais de saúde, pacientes e seus familiares. Decidi neste ano trabalhar a simbologia do Natal, começando com a guirlanda. Com isso, tratei de vários assuntos com os pacientes como diversidade religiosa, não-consumismo, resgate da união familiar e a valorização do ser humano", esclarece Ana Carla, que atende somente na Hemodiálise cerca de 190 pacientes.
da assessoria - HCSL

Nenhum comentário: