terça-feira, 6 de dezembro de 2016

POUSO ALEGRE OBTÉM MELHOR ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL ENTRE AS 5 MAIORES DA REGIÃO

Poços de Caldas obteve a melhor nota na categoria meio ambiente. Lavras se destacou na categoria cidades protegidas
Presidente do TCEMG e do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio durante anúncio da disponibilização da metodologia do Índice de Efetividade da Gestão Municipal

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro, anunciou na última sexta-feira, 2, no II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em São Paulo, a disponibilização da metodologia do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) a todos os tribunais de contas brasileiros.

A partir de agora, os dados do IEGM Brasil estarão disponíveis no portal do Instituto Rui Barbosa (IRB). O IRB e a Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon) foram as instituições responsáveis pela boa notícia.

O índice tem como objetivo evidenciar a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade. Ele apura a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados, a efetividade das políticas públicas e faz a mensuração dos serviços prestados ao cidadão.

Questões sobre Educação, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança em Tecnologia da Informação, Cidades Protegidas, Saúde e Planejamento são indagadas aos gestores municipais e respondidas de forma obrigatória. A partir das respostas dos gestores, então, é construído o índice.

Portal do IRB - transparência
Acessando o portal do IRB, é possível verificar a média brasileira do IEGM. Também é possível consultar o índice por região, Estado e município. 

As informações estão disponibilizadas de forma clara e intuitiva, a partir do mapa do Brasil, mostrando as notas de cada cidade.

A nota “A” significa que a gestão da cidade alcançou um desempenho “altamente efetivo” e que obteve, pelo menos, 90% da nota máxima e, no mínimo, cinco índices do IEGM com nota A. A nota “B+” indica que o desempenho da gestão municipal está na faixa “muito efetiva” e que o seu IEGM está entre 75% e 89,9% da nota máxima. Já a nota “B” indica que a gestão da cidade está na faixa “efetiva”, com IEGM entre 60% e 74,9% da nota máxima.

As notas “C+” e “C” apontam que o desempenho da gestão municipal está na faixa de “em fase de adequação” e na faixa “baixo nível de adequação”. Sendo que a nota “C+” para a faixa “em fase de adequação”, com IEGM entre 50% e 59,9% da nota máxima; e a nota “C” para o desempenho da gestão na faixa “baixo nível de adequação”, com IEGM entre 50% e 59,9% da nota máxima.

A verificação de resultados, a correção de rumos, a reavaliação de prioridades e a consolidação do planejamento são alguns dos benefícios com a utilização do índice. 

Com isso, a mensuração proporcionada pelo IEGM favorece o Controle Social e contribui para o aperfeiçoamento da ação fiscalizatória dos tribunais de contas.
clique nas imagens para ampliar
Confira o resultado obtido pelas cinco maiores cidades do Sul de Minas: 

Poços de Caldas, maior cidade da região obteve nota C no IEGCM, sendo C+ no i-Educ, B no i-Sáude, C+ no i-Planejamento, C no i-Fiscal, A no i-Amb, C+ no i-Cidade e B no i-Gov-TI.

Pouso Alegre, segunda maior cidade do Sul de Minas obteve nota B no IEGCM, sendo B+ no i-Educ, B no i-Saúde, C+ no i-Planejamento, C no i-Fiscal, B no i-Amb, B+ no i-Cidade e B no i-Gov-TI.

Varginha, terceira maior cidade da região obteve nota C no IEGCM, sendo C+ no i-Educ, C no i-Saúde, C+ no i-Planejamento, C+ no i-Fiscal, C+ no i-Amb, C no i-Cidade e B no i-Gov-TI.

Passos, quarta maior cidade do Sul de Minas obteve nota C no IEGCM, sendo B no i-Educ, C+ no i-Saúde, C+ no i-Planejamento, C no i-Fiscal, C no i-Amb, C no i-Cidade e C no i-Gov-TI.

Lavras, quinta maior cidade região obteve nota C no IEGCM, sendo C+ no i-Educ, B no i-Saúde, C+ no i-Planejamento, C+ no i-Fiscal, C no i-Amb, A no i-Cidade e C+ no i-Gov-TI.

Com os resultados, Pouso Alegre foi o município entre os cinco maiores da região com a melhor nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal, com nota B. Poços de Caldas obteve, entre as cinco maiores do Sul de Minas, a melhor pontuação na categoria meio ambiente (i-Amb) com nota A. Já Lavras, obteve a melhor pontuação entre os cincos maiores municípios do Sul de Minas na categria cidade (i-Cidade) com nota A.

Clique aqui e acesse os dados completos. 

*O resultado está sujeito a alterações em razão de outras ações de fiscalização, tais como emissão de parecer prévio referente à Prestação de Contas Anual, inspeções, auditorias, denúncias, representações, etc.

Nenhum comentário: