segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PIMENTEL VISITA HEMOMINAS E REFORÇA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE NO ESTADO

Governador esteve acompanhado de atletas do Atlético, Cruzeiro e América, que ajudam na divulgação. Estoque no final do tem redução média de 30%

O governador Fernando Pimentel visitou, na manhã desta sexta-feira, 2, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), em Belo Horizonte, para reforçar e divulgar a campanha de conscientização da importância da doação de sangue em todo o Estado. 

Pimentel esteve acompanhado de jogadores de futebol Victor, do Atlético, Rafael e Elisson, do Cruzeiro, e João Ricardo, do América, que doaram sangue na instituição em colaboração para a campanha.

“Essa campanha é muito importante. Eu quero agradecer às torcidas organizadas, aos goleiros que vieram aqui para reforçar esse apelo que nós estamos fazendo. O Hemominas precisa ter grandes reservas de sangue sempre, especialmente agora que vai chegando o fim do ano e precisamos atender o interior inteiro. Então, foi muito bom que eles tenham vindo participar dessa campanha. Vamos estimular as pessoas para que possam ser doadores voluntários”, ressaltou o governador.

Ao lado dos jogadores, Fernando Pimentel conversou com doares e funcionários e conheceu a sala de doação e o laboratório da instituição. Eles vestiram a camisa da campanha “Muitas vidas dependem de você. Doe sangue” e posaram para fotos.

A presidente do Hemominas, Junia Guimarães Mourão Cioffi, destacou a importância da presença do governador e dos atletas para ampliar a divulgação da campanha, principalmente nesta época do ano. 

Segundo a presidente, os estoques de sangue na instituição têm redução de aproximadamente 30% no mês de dezembro. Com isso, o centro ampliou a campanha do mês de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

“É muito importante que pessoas como o governador e os jogadores venham e mostrem que a doação de sangue é importante. E eles mostram que é um processo simples. A doação é voluntária e tem que ser solidária. Quanto mais pessoas se mobilizam pela causa, mais doadores a gente consegue – e, assim, poderemos atender todos que precisam”, afirmou a presidente do Hemominas.

União
Os atletas participaram de forma voluntária da doação e demonstraram que a campanha é de todos. 


“A gente sabe da dificuldade que centros como esse têm para manter o seu estoque em níveis satisfatórios, então é importante que a população se conscientize através da política e do esporte. É uma causa nobre, é uma causa que não veste camisa, não existe rivalidade. Existe sim a solidariedade e a possibilidade de salvar muitas vidas através de um gesto simples”, disse o goleiro do Atlético, Victor.

O goleiro cruzeirense Rafael também reafirmou a importância da participação de todos nessa campanha. 

“Nós demonstramos aqui o mesmo empenho, que é divulgar e chamar as pessoas para fazerem a doação de medula, a doação de sangue. Muitas pessoas precisam e é legal nós darmos o exemplo e fazer a nossa doação. Esperamos que nesse final de ano muitas pessoas contribuam e venham fazer a sua parte”.

João Ricardo, do América, ressaltou a alegria em participar da ação. “A gente fica muito feliz em poder doar e ajudar vidas. E não é só agora que é final de ano que tem que doar. A conscientização tem que ser para o ano todo”, frisou o ídolo americano.

Doações
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. 

Na oportunidade, deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. 

São retirados aproximadamente 450ml de sangue em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.

Para conferir o horário de atendimento das unidades, as pessoas podem acessar www.hemominas.mg.gov.br

No mesmo endereço, é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue. Todas as condições, critérios e restrições podem ser consultados neste link página da Hemominas.

Nenhum comentário: