sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA RECEBE DENÚNCIA SOBRE DESPERDÍCIO DE MATERIAIS NO CAMPUS DA UFLA

Centenas de pedras decorativas se perdem em meio a ação do tempo desde 2012 no campus da universidade
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), ex-CGU, recebeu a denúncia sobre o desperdício de materiais de obras e construções, que estão parados no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

O tema foi alvo de reportagem do Blog O Corvo-Veloz publicada no dia 26 de outubro deste ano. Em 2012, por exemplo, o Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras passou por uma revitalização completa. A praça foi reformada para adquirir aspectos e funcionalidades semelhantes às que possuía na década de 1940.

Para isso, das alamedas do antigo campus, foram retirados os postes, transformadores e fios, instalando-se uma rede subterrânea. Além disso, houve a troca de grama, passeios e jardins. A revitalização foi inaugurada no dia 6 de setembro daquele ano.

Outra ação realizada no local foi refazer, na praça, as calçadas em cruz. Quem passa pelo local, hoje, se deslumbra com sua beleza, além de ser encantar com o lugar que escreveu uma página importante na história da instituição.

Mas bem em frente a praça, também se vê a imagem do desperdício. São sobras da obra, acumuladas e sofrendo com a ação do tempo. Centenas de pedras decorativas que não foram utilizadas no calçamento da praça ficaram abandonadas.

E logo ao lado, encontra-se também uma das obras que estão paradas na Universidade Federal de Lavras. Trata-se de um alojamento para hóspedes, com objetivo de atender a demanda de internacionalização da universidade.

Totalmente paralisada, a obra sofre com a ação do tempo. As poucas janelas que chegaram a ser instaladas, logo foram furtadas. O local faz divisa com um bairro e é de fácil acesso.

Já no pátio do setor operacional da instituição, na parte de cima do campus, também é possível ver vários materiais de construção, como telhas, abandonados em meio ao mato alto e expostos a ação do tempo.

Leia a matéria: Em meio a crise e obras paradas, o retrato do desperdício no campus da Federal de Lavras

Nenhum comentário: