quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

MINEIRO É FAVORITO NA SÃO SILVESTRE


Pentacampeão da Volta Internacional da Pampulha, o mineiro Giovani dos Santos é um dos mais cotados para o pódio da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre — mais famosa e tradicional corrida do país e da América do Sul — que será disputada em São Paulo, no dia 31 de dezembro. 

Da cidade de Natércia, no Sul de Minas, o atleta de 35 anos já subiu ao pódio da prova paulistana cinco vezes. 

No ano passado ficou como 5º colocado e, para conseguir a medalha de ouro em 2016, faz trabalho de força na academia, pilates e tem foco principal na corrida em morros. 

“Em 2015 faltou um pouco de força na subida da Brigadeiro, foi onde eu senti e acabei ficando para trás. Esse ano, eu estou sentindo que estou mais rápido e mais forte, quero ir com tudo para a prova”, contou ele ao Globo Esporte em recente entrevista.

Uma lesão na posterior da coxa, descoberta em junho, impediu o corredor de participar das Olimpíadas Rio 2016, na prova dos 10.000m. Entretanto, focado na recuperação conseguiu dar a volta por cima e se destacar em diversas competições. 

Neste ano, além da Volta da Pampulha o atleta já conquistou a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, o bicampeonato da Meia Maratona Internacional de São Paulo e o tetracampeonato na Corrida Eu Atleta Rio. Ele tinha a chance de bater recorde na corrida belo-horizontina, mas, preferiu se poupar com o foco na São Silvestre.

Desde 2010 um brasileiro não vence a São Silvestre, quando o brasiliense Marilson Gomes dos Santos conquistou o ouro da competição. 

No entanto, Minas Gerais sempre marca posição entre os atletas de elite, como foi no ano passado com Giovani e a atleta do Cruzeiro Sueli Pereira da Silva. Com cerca de 30 mil corredores de diversos países, a competição conta com um percurso de 15 quilômetros nas ruas e avenidas da capital paulista.

Nenhum comentário: