quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

MÁQUINAS PARA PAVIMENTAÇÃO VIÁRIA BENEFICIA 16 MUNICÍPIOS DO ALTO JEQUITINHONHA

Investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões; ação é projeto-piloto do programa Mais Municípios e estimula formação de consórcios entre as cidades

O governo de Minas Gerais entregou nesta quarta-feira, 28, em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, máquinas de pavimentação asfáltica para o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje (CIIAmaje), beneficiando 16 municípios do Território. A ação é desdobramento de uma das principais demandas dos Fóruns Regionais de Governo na região.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia e destacou o papel do Estado na iniciativa de estimular a formação de consórcios entre municípios. 

O evento realizado em Diamantina compõe o programa “Mais Municípios” e a compra do maquinário foi feita a partir de recursos financeiros previstos em convênio celebrado entre a MGI, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e o CIIAmaje, com investimentos da ordem de R$ 2,05 milhões. 

O objetivo do programa é a aquisição de equipamentos e veículos para compor a patrulha motomecanizada do consórcio, para uso na execução de obras de pavimentação asfáltica, contemplando a população dos municípios consorciados.

O “Mais Municípios” tem como objetivo desenvolver a mobilidade urbana e rural a partir da formação de redes efetivas de municípios em parcerias para reduzir custos, maximizar recursos e dividir gastos de operação e manutenção.

De acordo com Cunha, a execução de obras de pavimentação asfáltica por meio de consórcios vai gerar uma economia significativa de recursos se comparada ao atual modelo, no qual os municípios realizam isoladamente suas licitações, em função da utilização compartilhada de equipamentos. 

“Significa mais investimentos e mais melhorias, aplicando-se melhor os recursos públicos”, explicou Odair Cunha.

O presidente do CIIAmaje e prefeito do município de Carbonita, Marcos Joseraldo Lemos, agradeceu a entrega dos equipamentos e a confiança do governo em estimular a criação do consórcio entre os 16 municípios da região. 

Novos equipamentos
O consórcio formado pelos 16 municípios do Alto Jequitinhonha, recebeu 11 equipamentos na ocasião: um caminhão pipa, um caminhão basculante com capacidade de 6 metros cúbicos, um caminhão basculante com capacidade de 12 metros cúbicos, uma grade aradora, um trator agrícola traçado 4x4, um rolo compactador vibratório, um distribuidor de agregados, um caminhão com tanque espargidor de 6.000 litros, uma extrusora, uma betoneira de 600 litros com motor diesel, um veículo motor 1.0 e um veículo tipo picape com cabine dupla 4x4 e motor diesel.

As cidades beneficiadas são Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitscheck, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina.

Também participaram do evento o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o secretário-geral Eduardo Serrano, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Gustavo Xavier e o deputado estadual Jean Freire, representando a Assembleia Legislativa, dentre outras autoridades.

Nenhum comentário: