sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

GUARDAS MUNICIPAIS DE POÇOS DE CALDAS RECEBEM PISTOLAS ELETRÔNICAS

Prefeito faz entrega simbólica da pistola elétrica ao coordenador da GM

A Guarda Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, passa a contar com mais um equipamento no sentido de melhorar a sensação de segurança na cidade. A corporação recebeu, na manhã da última terça-feira, 20, 10 pistolas eletrônicas, que vão garantir mais precisão nas ações da GM. A Guarda Municipal também recebeu uma nova viatura 0 km.


Inicialmente, 22 servidores estão sendo capacitados, em curso específico, para a correta utilização do equipamento. As armas não letais estão de acordo com a Lei n° 13.022, que regulamenta as Guardas Municipais em todo o país. Quando disparada, a pistola emite uma descarga elétrica que imobiliza a vítima de sete a oito segundos.

Segundo o coordenador da GM, as pistolas adquiridas pela prefeitura têm tecnologia de última geração. O equipamento também contém um kit multimídia.

Já o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, explicou que o processo de aquisição das pistolas teve que ser aprovado pelo Exército Brasileiro, através da divisão de Produtos Controlados. “Houve um planejamento para que a Guarda Municipal fosse progredindo no sentido de ter primeiro armas e dispositivos de proteção e, agora, armas não letais, que é o caso deste dispositivo”, informa Lima.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), presente à entrega simbólica dos dispositivos, ressaltou os investimentos que a prefeitura vem fazendo na Guarda Municipal, desde 2013, com o pagamento imediato do adicional de periculosidade correspondente a 30% do salário, a partir de janeiro de 2013, aquisição de novas viaturas, equipamentos e treinamento. 

Nenhum comentário: