quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

DIPLOMADOS OS ELEITOS EM 2016 EM BELO HORIZONTE


Foram diplomados nesta segunda-feira, 19, em Belo Horizonte, os candidatos eleitos em 2016. O prefeito Alexandre Kalil (PHS) e seu vice, Paulo Lamac (Rede), e os vereadores eleitos da Capital receberam os diplomas do juiz diretor do Foro Eleitoral de BH, Renato Jardim, e dos magistrados integrantes da Corte Eleitoral mineira.

Ao iniciar os trabalhos da solenidade, o juiz Renato Jardim ressaltou a responsabilidade dos eleitos, conclamando-os a praticarem justiça, trazendo felicidade ao povo que os elegeu. “Candidatos eleitos, ao receberem aqui os seus diplomas conferidos pela Justiça Eleitoral, os senhores passam a ser responsáveis por tudo aquilo que prometeram e que levaram os eleitores a escolherem os nomes de cada um”, disse.

Já em seu discurso, o desembargador Domingos Coelho, presidente do TRE, destacou o papel da Justiça Eleitoral no bom andamento do processo eleitoral. O presidente do TRE também convidou os diplomandos a honrarem os votos recebidos. “A sociedade brasileira tem participado cada vez mais do exercício político de seus agentes eleitos, exigindo sempre mais respeito, transparência e honestidade das instituições públicas e de seus representantes.”


Em nome dos diplomados, falou o prefeito eleito Alexandre Kalil [foto]. Em um discurso breve, o candidato eleito afirmou: “Somos servidores e vamos servir no sentido da palavra”.

Além do juiz diretor do Foro Eleitoral de BH e do presidente do TRE-MG, compuseram a mesa de honra o secretário da Casa Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Rezende, representando o Governo do Estado; o deputado estadual Lafayette Andrada, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais; o desembargador Wagner Wilson, representando a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Sérgio Tonet; e o deputado federal Marcelo Aro, representando a Câmara dos Deputados.

Os vereador reeleito Wellington Magalhães (PTN) não compareceu e nem enviou representante. O vereador eleito Álvaro Damião (PSB) também não compareceu, mas enviou representante para receber o diploma em seu lugar.

O vereador que não comparece à diplomação pode retirar o diploma no Foro Eleitoral, assim como o farão os suplentes.

Diplomação
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral credencia os eleitos e suplentes, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos. No diploma consta o nome do candidato, a legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente.

A eventual desaprovação das contas de campanha dos eleitos não impede a diplomação, seguindo a legislação eleitoral em vigor. Segundo o Calendário Eleitoral, dia 19 foi o último dia para a diplomação dos eleitos nessa eleição.

Nenhum comentário: