sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

CARNAVAL 2017: PROJETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REVITALIZA FIGURINOS DO BLOCO ZÉ PEREIRA

Novos figurinos e adereços serão apresentados ao público em desfile no dia 1º de janeiro

O bloco carnavalesco mais antigo de Ouro Preto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e um dos mais antigos em atividade do país, o Zé Pereira do Clube dos Lacaios, inicia 2017 comemorando seus 150 anos com novos figurinos e adereços, em inciativa que tem apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 


O público terá a oportunidade de ver as novidades com o desfile que aontece dia 1º de janeiro, a partir das 20h, saindo da sede do bloco, no bairro Antônio Dias, para percorrer diversas ruas e ladeiras de Ouro Preto, até chegar ao Cine Vila Rica.

No desfile, além dos figurinos e adereços, o público poderá ver também o trabalho de revitalização dos bonecos. Todas estas ações estão sendo impulsionadas pelo projeto da UFOP “Residência do Zé Pereira: a história do Clube dos Lacaios contada por sua gente”, executado com recursos dos ministérios da Educação e da Cultura. Além do trabalho de preservação do acervo do bloco, um documentário sobre a história e as atividades do Zé Pereira será filmado em 2017. 

Durante o ano de 2016, o projeto realizou também montagens da exposição “Paisagens e Retratos do Zé Pereira” na Casa dos Contos, no Centro de Artes e Convenções da UFOP e no Centro Cultual e Turístico SESI, todas em Ouro Preto. Coordenado pela professora de Museologia, Gabriela de Lima Gomes, o projeto Residência do Zé Pereira pretende homenagear o bloco.

Segundo ela, “o Zé Pereira do Clube dos Lacaios de Ouro Preto traz em sua trajetória uma caracterização fabulosa”, que poderá ser vista no desfile. 

A professora conta que, “à frente vêm o estandarte e os clarins abrindo alas; as lanternas coloridas iluminam as ladeiras para que os tradicionais bonecos gigantes - o Catitão, o Benedito e a Baiana - rodem seus longos braços; o Boi Manta e os Cariás correm em seguida abrindo caminho para a gloriosa bateria formada por tocadores de taróis, bumbos e surdos, vestidos com novas casacas e cartolas. Esse fenômeno ilustra a história cultural e social de Ouro Preto”, explica Gabriela Gomes.

Entrega dos figurinos
A cerimônia de entre dos 80 novos figurinos será realizada no dia 28 de dezembro, na sede do Bloco, que fica na Rua Santa Efigênia, nº 55, no Bairro Antônio Dias, Ouro Preto. Aberto ao público, o evento começa às 19h.

Serviço
Desfile 150 anos do Bloco Zé Pereira do Clube dos Lacaios de Ouro Preto 
Data: 1º de janeiro de 2017
Horário: 20h
Concentração: Rua Santa Efigênia, nº 55, no Bairro Antônio Dias, Ouro Preto.

com assessoria UFOP

Nenhum comentário: