terça-feira, 1 de novembro de 2016

UNIVERSIDADE NA COMUNIDADE: ÔNIBUS LABORATÓRIO LEVA CIÊNCIA E CULTURA PARA LAVRAS E REGIÃO


O ônibus laboratório é o veículo disponibilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para fomentar e apoiar ações de itinerância de grupos extensionistas da instituição. 

O ônibus está equipado para levar exposições, oficinas, multimídias e outras atividades para toda comunidade do município de Lavras e região. 

Além de promover a divulgação científica e cultural, o ônibus laboratório da PROEC, pasta comandada pelo professor João José Melo Marques, visa aproximar a ciência do cotidiano das pessoas, oferecendo um espaço de descoberta e reflexão  pela cultura científica, por meio de atividades interativas.

Atualmente os projetos que o utilizam são o  Ciência em Ação, a Magia da Física e do Universo e Biblioteca Itinerante.



O veículo conta com um televisão de plasma, um microondas, um refrigerador, três bancadas internas, um gerador e uma tenda lateral.

Por meio dele, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realiza os projetos Biblioteca Itinerante, Ciência em Ação e Mágia da Física e do Universo.

Biblioteca Itinerante
O projeto biblioteca Itinerante é coordenado pela pedagoga Regina Flexa Ribeiro Proença da Biblioteca Universitária (BU) e visa realizar rodas de conversa com o objetivo de incentivar e destacar a importância do hábito da leitura.
Visita da Biblioteca itinerante ao bairro Cohab, na Zona Norte de Lavras

Ciência em Ação
Já o projeto Ciência em Ação. que é coordenado pelo servidor técnico-administrativo José Sebastião Andrade de Melo, tem como intenção fortalecer as ações de popularização da ciência desenvolvidas no Museu de História Natural (MHN) da instituição, expandindo as para as escolas públicas do município de Lavras.

As ações do projeto contam com exposições itinerantes do Acervo do MHN e demais atividades como palestras, minicursos, mostras de filmes. 

São tividades de extensão universitária que visam realizar periodicamente discussões acerca do conhecimento das ciências naturais e exatas, assim como as relações existentes entre Ciência Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. 

O objetivo é reforçar o papel que MHN vem assumindo como um espaço promovedor de ações regionais que contribuem para a formação científica e cultural de seu público alvo.

Magia da Física e do Universo
Coordenado pelos professores José Nogales e Karen Luz do Departamento de Física (DFI), o projeto Magia da Física e do Universo tem como objetivo despertar o interesse da população pelos conhecimentos e conceitos da física e da astronomia. 

Nele são desenvolvidos e apresentados para o grande público em praças e escolas experimentos que desafiam a percepção e os sentidos, assim como demonstrações, oficinas e palestras.

Como solicitar seu uso?
O interessado em utilizar o Ônibus Laboratório da PROEC deverá fazer a requisição junto ao setor de transporte da UFLA, por meio do formulário  (disponível em: http://www.proplag.ufla.br/site/servicos/legislacoes/), com cópia para a PROEC. 

por Leonardo Maranha de Oliveira - da assessoria PROEC

Nenhum comentário: