quarta-feira, 2 de novembro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SE PRONUNCIA SOBRE MOBILIZAÇÕES NA DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Em reunião do Conselho Superior (Consu) realizada no último dia 21, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se posicionou contrária às medidas tomadas pelo Governo Federal que afetam e atacam as universidades públicas do país.

Como resposta aos atos do Governo que visam impactar o setor da educação pelos próximos vinte anos, o Consu aprovou notas de repúdio contra as mudanças sugeridas pela Proposta de Emenda Constitucional nº 241 (PEC) e contra os cortes do Ministério da Educação nas bolsas de produtividade de pesquisa.

O Conselho Superior ainda refutou a orientação expedida pela Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), aos dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que solicita a informação das instituições que estão ocupadas e a identificação dos  ocupantes das mesmas.

O órgão também manifestou, por meio de nota, seu repúdio à Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016, subscrevendo e referendando as Notas Públicas emitidas pelo Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICAP), pelo Fórum de Licenciaturas da UFJF e pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Movimentos estudantis
No dia 27 de outubro, também por meio do Conselho Superior, a UFJF voltou a se posicionar; desta vez, a respeito das ocupações promovidas pelos movimentos estudantis, em protesto aos atos do Governo Federal e à PEC 241.

Os membros do Conselho manifestaram-se em solidariedade e respeito aos estudantes que ocupam a reitoria do Campus Universitário, assim como os do João XXIII.

Ocupação do Colégio de Aplicação João XXIII
O  reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, ressaltou a relevância do ato promovido pelos alunos do Colégio e afirmou que, juntamente com a vice-reitora, Girlene Silva, tem buscado o diálogo com as representações estudantis que encabeçam o movimento. Marcus David também lembrou da visita que ambos fizeram à instituição, no último dia 26, quando se reuniram com as lideranças presentes.

Ocupação estudantil na reitoria do campus
Marcus David destacou que a ocupação se deu de forma horizontal e colegiada, com ampla participação do corpo discente universitário. O reitor ainda destacou a mobilização dos estudantes no combate aos ataques que a educação do país tem sofrido, por parte do Governo Federal.

Esclarecimento
Sobre o movimento popularmente conhecido como “roletaço”, registrado por duas vezes nos últimos dias, no Restaurante Universitário, a UFJF esclarece que manteve a oferta de alimentação média por dia.

A manutenção dessa oferta representa o mesmo custo com a empresa, seja com ou sem o “roletaço”: aproximadamente R$32 mil. Portanto, retifica-se a informação anteriormente divulgada no dia 27 de outubro, que mencionava  prejuízo da universidade em relação ao valor normalmente pago à empresa fornecedora da alimentação.

Esclarece-se, entretanto, que, com o “roletaço”, a UFJF deixa de arrecadar a contribuição dos usuários, por conta da inexistência de controle.
da assessoria

Nenhum comentário: