quinta-feira, 3 de novembro de 2016

UNIVERSIDADE DE ALFENAS ADQUIRE MANEQUIM 3D QUE SIMULA ATENDIMENTO MÉDICO PRÓXIMO DA REALIDADE

A simulação de atendimento de uma parada cardiorrespiratória é um dos procedimentos possíveis com o Sim Man 3G
O curso de medicina da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas, no Sul de Minas, adquiriu o “Sim Man 3G”, um manequim de alta fidelidade, ou seja, que simula uma consulta médica, uma situação de atendimento o mais próximo da realidade e que vem complementar o ensino dos alunos.

Professor da disciplina Urgência e Emergência, Álvaro Alencar Paiva Moraes, relata que o manequim simula os procedimentos mais variados de atendimento, principalmente os de urgência e emergência. Destas urgências e emergências, a que mais se destaca é a parada cardiorrespiratória, à qual o manequim tem todas as condições necessárias para atendimento completo. 

“Não só o atendimento, mas também toda a parte de monitorização, que permite saber se a pessoa está sendo atendida com uma qualidade exigida”.



O Sim Man 3G, que simula um adulto de aproximadamente 70 quilos, pode apresentar suor, abertura ou não das pupilas, piscar dos olhos, cianose, todos os batimentos cardíacos, sopros cardíacos, sons pulmonares, pressão arterial, além de transmitir palavras e sons. 

“É um importante instrumento de aprendizado porque passa a ser o mais próximo do ser humano, e o aluno ganha habilidades fundamentais para que, quando ele examinar uma pessoa, terá habilidades suficientes para implementar o tipo de cuidado que deseja com o paciente”, ressalta professor Álvaro. 

A coordenadora do curso, professora Annie Beatriz de Carvalho, diz que a coordenação, está muito satisfeita e feliz com a aquisição feita pela Unifenas, “que sempre tem nos dado oportunidade de oferecer aos nossos alunos o que há de melhor, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do ponto de vista de qualificação dos nossos professores, para que nós continuemos a oferecer aos acadêmicos um curso de ponta, de qualidade”. 

O curso de medicina da Unifenas, no campus de Belo Horizonte, já utiliza o Sim Man 3G em suas aulas.
por Rosângela Fressato -  da assessoria

Nenhum comentário: