sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PALMITAL CELEBRA A CONSCIÊNCIA NEGRA


O Quilombola Palmital, em Nazareno, nas Vertentes, comemorou no último domingo, 20, o Dia da Consciência Negra. 

Durante o domingo ensolarado, a comunidade do Palmital recebeu centenas de visitantes que foram prestigiar as apresentações culturais, a oferta do delicioso almoço e participar das bênçãos santa missa que, todos os anos, abrem as festividades.

O saboroso almoço, servido a todos os visitantes, antecedeu as apresentações culturais que revivem as características do tempo quilombola e da história do povo negro. 

O Grupo de Capoeira Biriba de Ouro abriu uma roda de capoeira no gramado ao som do berimbau, sob a cantoria do Mestre “Borracha” e coordenação do Mestre José Luiz Mendes. E também, a Guarda de Moçambique de São Miguel Arcanjo e Santa Efigênia, de São João Del Rei e a Folia de Reis de Coqueiros e Nazareno. 

O grupo de Inculturação Afrodescendentes Raízes da Terra trouxe o maracatu valorizando a cultura negra. Todos os grupos ainda, juntos, circundaram a centenária árvore do local em dança, música e oração, relembrando os costumes e tradições do povo negro.

A organização do evento ficou por conta da comunidade do Palmital, com o apoio da prefeitura da cidade.

Palmital
A comunidade quilombola de Palmital localiza-se no município de Nazareno, na região de Campo das Vertentes. O quilombo fica no distrito de Conceição da Barra, próximo à comunidade quilombola de Jaguara.

Infraestrutura
A população é constituída de 25 famílias, totalizando cerca de 40 habitantes. Dos serviços públicos, a comunidade possui apenas energia elétrica.

Cultura
Todos os anos é comemorada a festa de São Sebastião, no mês de janeiro.
com assessoria

Nenhum comentário: