segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ESTUDANTES DE PERDÕES VISITAM A UFLA PARA CONHECER O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CAFÉ


Estudantes do segundo ano do ensino médio e professores de diferentes disciplinas da Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia do município de Perdões, no Sul de Minas, visitaram a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na última sexta-feira, 4, para conhecer o processo de produção do café na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Com o objetivo de aprender um pouco mais sobre o café desde a plantação até a chegada do produto no comércio e na mesa dos estudantes, eles foram conduzidos por integrantes do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da UFLA e conheceram a lavoura onde é produzido o CafEsal – nome do café que é produzido e comercializado na universidade; processos de produção, colheita, processamento, secagem, torra, moagem, classificação e embalagem do produto.  

Durante a visita alguns estudantes que são filhos e parentes de produtores de café da região interagiram falando sobre a sua experiência no campo, ressaltando questões práticas referentes a colheita e moagem do café. 

Com a visita, os estudantes aprofundaram o seu conhecimento sobre o café e estarão desenvolvendo no final do mês de novembro uma feira cultura na escola que irá abordar o tema transversal que é “trabalho e consumo de café”. 

“O Necaf contribui muito com a troca de conhecimento, falando sobre o ambiente universitário e os estudantes ficaram sabendo que dentro da agronomia é possível trabalhar com o café. Fazer a relação da escola com a universidade é muito importante, uma vez que alguns desses estudantes estão fazendo o Programa de Avaliação Seriada (PAS), apresentar o universo universitário serve como estímulo para que esses alunos se dediquem mais nos assuntos que eles têm interesse” explica a professora de matemática, responsável pela visita, Mariane Mattos Ferreira. 

Finalizando a manhã, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de negócio da Cafeteria Escola CafEsal, degustaram o café espresso e também conheceram a prensa italiana, um dos métodos de preparo de café utilizado na cafeteria. 
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Nenhum comentário: