quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ESTADO LAICO É DEFINIDO COMO O TEMA DA 21ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO

Parada de 2015, completou 20 anos e reuniu 2 milhões de pessoas
A Organização não-governamental Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT-SP) responsável pela Parada do Orgulho LGBT que é realizada na capital paulista há 20 anos, trabalha o ano todo para que o evento, que une alegria e militância.

Após diversas reuniões da diretoria da entidade em conjunto com outras ONG's de direitos humanos LGBTs, coletivos e militantes independentes, fecharam um consenso e definiram o tema, o slogan e a justificativa da Parada para o ano de 2017.

Com o tema "Estado Laico" e o slogan "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico", a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que chegará a sua 21ª edição, será realizada no dia 18 de junho de 2017.

A decisão foi tomada por votação na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no bairro da Bela Vista, no dia 29 de outubro e quatro temas concorreram: Educação, Família, Estado Laico ou Protagonismo Feminino LGBT.

“A laicidade do Estado democrático garante respeito à diversidade religiosa, humana e cultural. O Estado deve assegurar todos os direitos humanos, tais como a liberdade religiosa, o direito de cada cidadão a exercer ou não a religiosidade que quiser, mas deve ser garantida a não discriminação. Além disso, é necessária a autonomia do Estado frente às igrejas, garantindo sua imparcialidade", afirma a APOGLBT em sua justificativa para o tema.

De acordo com a associação da Parada, nos anos de 2015 e 2016 a comunidade LGBT tem visto retrocessos na promoção da igualdade de gênero nos planos de educação articuladas por bancadas legislativas católicas e evangélicas, e referendadas por chefes do Poder Executivo.

Ainda segundo a entidade, há também um trabalho para que o ensino religioso no sistema público de educação seja confessional ao invés de propor visão secular da história das religiões. "Seria o Estado a serviço do fundamentalismo religioso", destaca a entidade.

"É uma grave ameaça à cidadania, e à democracia constitucional brasileira, o fato de integrantes dos Três Poderes, em qualquer nível, atuar tendo como guia seus valores religiosos, sem observância à cidadania, à pluralidade e aos direitos humanos. Cargos públicos não podem ser utilizados para imposição de visões religiosas quaisquer sejam elas", reforça a APOGLBT-SP.

Concurso – Cartaz 2017
Após a definição do tema, slogan e justificativa, a APOGLBT SP torna pública a Seleção de Arte Parada 2017.

Para isso, convida todos os estudantes e profissionais da área de designer para participar e enviar seus trabalhos até dia 16/12.

O regulamento e demais informações podem ser acessados no link:
http://paradasp.org.br/apoglbt-sp-selecao-arte-parada-2017-participem/ 

Nenhum comentário: