sexta-feira, 18 de novembro de 2016

DIVINÓPOLIS: OPERAÇÃO FÊNIX REVITALIZA, BAIXA CRIMINALIDADE E LEVA CULTURA À CANDIDÉS

Redução no número de roubos foi de 44% em 30 dias após a operação nas proximidades onde foram realizadas as operações

Uma proposta bem sucedida coordenada pela prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, colocou a Praça Candidés como ponto de cultura. 

A Operação Fênix realizada em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e as secretarias de Saúde, Social e Anti-Drogas, na região da Praça Candidés registrou resultados positivos.

Antes da operação Fênix, a Prefeitura de Divinópolis revitalizou a Praça Candidés com um trabalho paisagístico, melhorando a iluminação e reformas. 

Dados apontam que na primeira operação em 10 de junho do ano passado, 62 pessoas foram abordadas na operação e 30% delas aceitaram ser tratadas nos programas sociais da Prefeitura de Divinópolis. Sete foram para o Centro de Acolhimento da Prefeitura. Sete foram para o Centro de Acolhimento da Prefeitura. 

Dos 62 abordados, 19 foram encaminhados para o recém-criado Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Três foram direcionadas para as unidades terapêuticas e um foi para Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III). Ainda de acordo com resultado, duas pessoas foram presas: uma por tráfico e outra era procurado pela justiça.

Após a operação, a Secretaria Municipal de Operações Urbanas promoveu também um mutirão de limpeza na Praça Candidés. No primeiro dia de limpeza, foram retirados do local três caminhões de lixo. 

Cerca de 30 funcionários limparam as margens do Rio Itapecerica, além da Praça. No segundo dia de ação, a secretaria colocou novos cabos de iluminação, pois os antigos foram roubados pelos usuários.

De acordo com a PM, foi registrada a redução de 44% no número de roubos em 30 dias após a operação nas proximidades onde foram realizadas as operações. O período analisado foi de 10 junho à 9 de julho, no confronto com os 30 dias anteriores a operação. 

Ainda na mesma base de comparação, de acordo com a PM, Divinópolis apresentou redução de 11,5% nos roubos consumados a pedestres e de 13,7% nos roubos em geral.

A Operação Fênix entrou com uma nova fase com a implantação de um vagão literário.  Na opinião do prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, o vagão é o desdobramento bem sucedido da operação. “A Operação Fênix apresentou resultados positivos. 

Um local conhecido com ponto de drogas passou por uma transformação e hoje estamos com espaço de cultura. 

O vagão representa uma nova fase da operação que foi ocupada com um ponto de cultura”, afirmou o prefeito de Divinópolis.

O projeto literário é realizado através da parceria entre a VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Divinópolis, Prefeitura de Divinópolis e a Organização Não Governamental Grupo de Educação, Ética e Cidadania (GEEC), que desenvolve programas sociais na região. 

O Vagão Literário não será apenas ao empréstimo de livros, mas também um lugar para a leitura com bancos e mesas, que funcionará de segunda a sexta das 8h às 18h.

Nenhum comentário: