quinta-feira, 24 de novembro de 2016

DEPUTADO DO DEMOCRATAS QUER VIABILIZAR CAMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Proposta é antiga e voltou a cena. No momento, nenhuma instituição federal de ensino superior apresentou oficialmente proposta para se instalar na cidade

José Roberto Scolforo, Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Carlos Melles (DEM-MG)
Em seu perfil na rede social Facebook, o deputado federal mineiro Carlos Melles, do Partido Democratas (DEM-MG), informou que esteve com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, deputado federal pelo PMDB do Rio de Janeiro, reiniciando o trabalho para a implantação do Centro Mineiro de Excelência Esportiva, na sua terra natal, São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.

Na postagem, o parlamentar - que foi ministro do Esporte e Turismo (2000/2002) no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas no governo Antonio Anastasia (PSDB) - comemora ainda que o Centro de Excelência se integra ao esforço que a cidade de São Sebastião do Paraíso possa sediar um campus de uma universidade federal.

O parlamentar do Sul de Minas aparece ao lado do ministro Leonardo Picciani e do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. A proposta de um campus da universidade em São Sebastião do Paraíso é antiga e agora está sendo ressuscitada. Anteriormente, chegou a ser cogitada a instalação de um campus da UFLA. Mas atualmente não se sabe ainda qual instituição possa querer e tenha viabilidade de se instalar naquela cidade.

A proposta está sendo reerguida em meio um momento crítico pelo qual passa a educação superior no Brasil. Só na UFLA, neste momento, quatro segmentos da instituição (estudantes, servidores, professores e pós-graduandos) estão em greve contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela os gastos públicos em saúde e educação por 20 anos. Na última sexta-feira, 18, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) votou pela suspensão do calendário acadêmico na instituição. Hoje, quinta-feira, 24, docentes das universidades federais iniciaram uma greve nacional contra a PEC 55.


De acordo com Melles, o reitor apresentou ao ministro, na reunião realizada nesta quarta-feira, 23, em Brasília, a solicitação para complementação de recursos para investimentos no complexo esportivo da universidade, com foco na promoção de atletas de alto rendimento. Ainda segundo o parlamentar - que foi um dos mais ferrenhos defensores do impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) - o ministro deverá fazer uma visita à universidade no mês de dezembro.

Recentemente o reitor da UFLA esteve participando em solenidade no Palácio do Planalto e em fotografia postada no site institucional da universidade aparece cumprimentando o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE) e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). 

Em outra notícia, o reitor aparece ao lado do ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha (PMDB-SP).

AÇÃO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA

Os professores e servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizam, amanhã, sexta-feira, 25, a ação "Defesa da Educação, Saúde e Cultura: exercendo a cidadania".

O eventoserá realizado a partir das 10h, na Praça Doutor Augusto Silva e contará com aferição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, apresentação musical de artistas da universidade e da cidade.

Estudantes, professores, artistas, poetas, músicos e a comunidade lavrense estarão exercendo a sua cidadania e lutando em defesa do País de uma maneira diferente: prestando serviço à comunidade local. A ação também será um canal de diálogo e exposição da atual conjuntura nacional.

Os grupos Cabelinho da Lua e Los Sirius já confirmaram presença. Também haverá um palco livre onde haverá recital de poesia, varal de frases para compartilhar experiências vividas, conversa com a comunidade local e atividades para crianças e debates.

Nenhum comentário: