segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CIDADE PERDERÁ SECRETARIA DE CULTURA

Área será fundida com Esporte formando uma única pasta. Medida visa reduzir gastos, mas serão criados cargos de assessoria

A cena cultural de Lavras, no Sul de Minas, que há vários anos sofre com a ausência de uma política forte e ousada na área, sofreu mais um revés. O prefeito eleito José Cherem (PSD) irá fundir a pasta da Cultura com o Esporte.

Será criada a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, ficando o órgão sob o comando de um servidor de carreira do município, ligado a área esportiva. O escolhido é o professor de educação física Alexandre de Abreu Belo.

Apesar da medida do futuro prefeito de Lavras ter por objetivo a redução de gastos, ele terá que criar diversos cargos de assessoria na estrutura da futura secretaria para dar suporte administrativo e político a pasta.

Outros nomes
O futuro vice-prefeito Edson Alves de Abreu, irá assumir a Secretaria Municipal de Assuntos Rurais. Ex-vereador e produtor rural, Duti, como é mais conhecido, deve assumir o posto tanto pelo conhecimento e articulação que possui na zona rural, quanto para geração de economia aos cofres públicos, uma vez poderá optar entre o salário de vice ou de secretário municipal.

A ex-secretária de Educação da administração Marcos Cherem (PSD), Cláudia das Neves Lopes é dada como certa para retornar ao posto. O fato tem gerado forte apreensão apreensão, desânimo e um certo descontentamento no setor, inclusive entre apoiadores de primeira hora do prefeito eleito.

Na pasta da Defesa Social e Trânsito, um vereador, que não se reelegeu, de acordo com especulações, estaria articulando apoios para uma propensa indicação para o cargo. O mesmo já estaria em um política de aproximação amigável com os servidores do órgão. Mas o futuro ex-vereador não teria chances, de acordo com fontes ligadas ao futuro chefe do Executivo, a área já está prometida para um nome ligado a uma auto escola da cidade.

Para a Controladoria do município, um profissional com militância em nível estadual na entidade de classe da carreira que atua, é o cotado para assumir o cargo.

Além disso, quadros da universidade federal e nomes que compõem cargos na atual administração também estão sendo estudados para se agregarem em postos da futura administração. 

O ex-prefeito Marcos Cherem e o ex-vice-prefeito Aristides Silva Filho (PSD), além do deputado estadual Fábio Cherem (PSD) também devem indicar nomes para postos na futura gestão. 

Câmara
Em uma reunião realizada já poucos dias após as eleições municipais, os vereadores eleitos reuniram e definiram os novos integrantes da futura Mesa Diretora. 

Confirmando as previsões, o vereador reeleito João Paulo Felizardo, o mais votado nas eleições de outubro deste, foi escolhido para presidir o Legislativo lavrense. Ligado principalmente ao deputado estadual e atual secretário de Estado Fábio Cherem (PSD), João Paulo deu sinais de como vai ser a relação com a futura administração municipal.

Durante o lançamento do serviço de táxi aéreo em Lavras, em entrevista para a emissora de televisão local, não poupou elogios a futura gestão, que segundo ele, vai marcar uma transformação para melhor na história e no desenvolvimento da cidade.

O vereador reeleito Doutor Sebastião dos Santos Vieira será o vice-presidente. Entre os estreantes na carreira de vereador, Antônio Claret dos Santos será o 1º secretário, 2º secretária Cristiane de Oliveira Costa Lasmar, 1º tesoureiro Mestre Grilo e o 2º tesoureiro será Toninho do Raio X, que volta ao Legislativo lavrense e é o único vereador eleito em chapa de candidato de oposição a integrar a futur Mesa Diretora. 

O líder do prefeito José Cherem será o vereador Marcos Possato. 

Nenhum comentário: