terça-feira, 18 de outubro de 2016

OS SECRETARIÁVEIS DE JOSÉ CHEREM


O médico urologista José Cherem (PSD) se reuniu no último dia 6, com vereadores eleitos para a próxima legislatura em Lavras, no Sul de Minas. Cherem, que vai assumir o comando da cidade a partir de 1º de janeiro de 2017, com um salário de R$20.623,70, realizou a confraternização para afinar o discurso com os futuros parlamentares para garantir a sua governabilidade.

Após as eleições municipais de 2 de outubro, um dos pontos que vai ascender discussões nos próximos meses é a escolha para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Lavras. 

Por enquanto, nenhum nome levantou ainda discussões nos bastidores, mas de acordo com fontes ligadas ao grupo político da família Cherem, João Paulo Felizardo (PSD), parlamentar reeleito e que foi o mais votado nesta eleição, estaria enxergando que está a sua hora de alçar voo rumo a cadeira da presidência.

Para a liderança do governo na Câmara, a estreante Cristiane Costa (PSD) é o nome mais especulado para ocupar o posto. Paralelo, um certo fator decisivo e aguardado ainda pode mexer na composição do futuro Legislativo local.

Do outro lado, não se tem notícias ainda sobre nomes para compor um bloco de oposição ao futuro prefeito na Câmara e nem um nome de contraponto para a presidência do Legislativo local.

Em outra frente, começam a ser levantadas especulações quanto a formação do primeiro escalão do governo José Cherem. 

O futuro vice-prefeito Edson Alves de Abreu, é dado como certo para assumir a Secretaria Municipal de Assuntos Rurais. Ex-vereador e produtor rural, Duti, como é mais conhecido, deve assumir o posto tanto pelo conhecimento e articulação que possui na zona rural, quanto para geração de economia aos cofres públicos, uma vez poderá optar entre o salário de vice ou de secretário municipal.

A ex-secretária de Educação da administração Marcos Cherem (PSD), Cláudia das Neves Lopes é o nome mais lembrado para retornar a pasta, mas as especulações diante do seu nome já geraram apreensão e um certo descontentamento no setor, mesmo entre apoiadores do prefeito eleito. 

Em uma entrevista, José Cherem disse que tem pessoas na atual administração de Silas Costa Pereira (PMDB) que podem ser aproveitadas em sua gestão. Além disso, o prefeito deve abrir espaços para vereadores que não conseguiram se reeleger, seja no primeiro ou segundo escalão e também candidatos que não foram eleitos, mas são aliados.

Na pasta da Defesa Social e Trânsito, por exemplo, um vereador, que não se reelegeu, de acordo com especulações, estaria articulando apoios para uma propensa indicação para o cargo. O mesmo já estaria em um política de aproximação amigável com os servidores do órgão.

Para a Controladoria do município, um profissional com militância em nível estadual na entidade de classe da carreira que atua, é o cotado para assumir o cargo.

O ex-prefeito Marcos Cherem e o ex-vice-prefeito Aristides Silva Filho (PSD), além do deputado estadual Fábio Cherem (PSD) também devem indicar nomes para postos na futura gestão. 

Nenhum comentário: