quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: EVENTO NA UFLA USUFRUI DOS TALENTOS NA BUSCA DE IDEIAS INOVADORAS

Com elenco técnico de primeira, vivências de valor e oficinas 'descoladas', evento contribuiu para uma percepção mais humanística e engajada do mundo do trabalho
Equipe do Projeto Piloto, do Centro Universitário de Barra Mansa. Com o slogan "Vamos decolar!", universitários avançam os limites interestaduais e chegam no campus da UFLA

A Robótica Jr, empresa júnior formada por estudantes do curso de engenharia de controle e automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com orientação de professores do Departamento de Engenharia (DEG), promoveram nos dias 25 e 26, terça e quarta, o workshop "CriAtivo: Como empreender com criatividade?".

Contanto com palestras, workshop e oficinas práticas, o evento abordou a temática do empreendedorismo e da criatividade, com ênfase na área da comunicação.

E para contribuir com sua experiência e vivências, a organização do evento convidou a equipe do programa Projeto Piloto, do curso de jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

O projeto é um programa de reportagens jornalísticas divulgadas em sua página (fb.com/oficialprojetopiloto), desenvolvido como prática laboratorial. A equipe, composta por cinco estudantes de Jornalismo e um estudante de Direito, conta com duas repórteres, um cinegrafista, dois produtores, e um editor. 

Durante o "CriAtivo", eles apresentaram a oficina “Comunicação e mídias sociais: produção independente". Foram trabalhados assuntos como comunicação e linguagem em mídias sociais, idealização de pautas e organização de equipes, como escolher os meios e canais de trabalho de acordo com a finalidade e a importância da inovação nesse meio.

“O Projeto Piloto nasceu da proposta de criar um programa que pudesse representar nossas vozes e, ao mesmo tempo, a voz da população regional. Nosso objetivo é levar informação a todo tipo de público que as redes sociais integram, de maneira simples e objetiva”, enfatiza Raissa de Faria, estudante do 4º período de Jornalismo e repórter do programa.

Alvaro Britto, que é jornalista, professor e coordenador do curso de jornalismo do UBM, destaca que é necessário que iniciativas como essas sejam apoiadas e levadas para frente entre os estudantes. 

“É uma marca da nossa gestão. Um curso participativo, democrático, no qual os alunos são mais que clientes, são protagonistas. Os espaços são abertos para os alunos que quiserem ocupar e construir junto o curso”, conclui.

Ainda esse ano, o curso firmou uma parceria com a TVR, a TV universitária da UFF de Volta Redonda. Segundo Alvaro, essas realizações abrem campo para a reflexão e prática em uma TV pública. 

“Além de ser um espaço fundamental de experimentação e criatividade, ajuda a fortalecer a imagem do curso e do UBM. O Projeto Piloto, assim como o programa Conexão Mix, foram iniciativas dos próprios alunos que sempre buscaremos apoiar”, comenta o coordenador.

Juntando-se e somando...
Além da oficina ministrada pela equipe do Projeto Piloto, outra colaboradora do CriAtivo foi Christina Lopes, estudante de agronomia da UFLA, que apresentou a oficina "Desenho à lápis: desenvolvendo a criatividade a partir da  interpretação da realidade". Nesta oficina foram introduzidas técnicas básicas e dicas para a produção de um bom desenho a lápis. Além disso, form trabalhados o estímulo à criatividade, por meio da observação e interpretação da realidade; e aos hemisférios direito (criativo e artístico) e esquerdo (lógico e racional) do cérebro.

Já o artista plástico Weber Souza contribuiu com a oficina "Grafite básico: explorando spray e pensamento". Nessa oficina foram discutidos conceitos básicos de grafite, como lidar com a lata de spray e suas aplicações, de uma maneira bem divertida e prazerosa. A oficina teve como objetivo instigar a atitude criativa, ao mesmo tempo em que fez um comparativo entre a forma de pensar do artista e a do empreendedor.

Denian Castro, ator no Grupo Teatro Construção e estudante de direito da UFLA, foi o oficineiro do CriAtivo que veio ajudar os participantes do evento a perderem um pouquinho o "Medo do Público". Na oficina, Denian apresentou dicas de como se apresentar com segurança e prender a atenção do público, utilizando recursos multimídia da melhor forma. Além disso, ele ensinou alguns truques baseados na linguagem corporal. Tudo isso contado com histórias, exemplos e interação com o público.

Mayara Toyama, estudante de administração pública na UFLA, foi a responsável pela oficina "A fotografia como forma de expressão". A oficina teve como objetivo principal levar conceitos e técnicas básicas da fotografia, importantes para quem está iniciando na área. Além disso, foram apresentadas dicas de fotografia com o celular, inspiração e motivação para quem está começando ou tem interesse na arte de fotografar.

No CriAtivo, teve ainda o workshop "Negócios de Impacto Social", com o CHOICE, maior rede de universitários engajados em negócios de impacto social no Brasil. Este foi um workshop prático que teve por objetivo explorar a criatividade e o empreendedorismo, instigando os participantes na perspectiva das deficiências sociais, em formato de Game. As atividades desenvolvidas foram realizadas de forma interativa, com jogo e desafio em grupo, trabalhando o conceito de Negócio de Impacto Social.

Somando-se a este elenco de primeira linha do CriAtivo, Tio Flávio marcou presença com a palestra "Sonhar e Realizar". Ele é considerado um dos mais requisitados palestrantes mineiros, realizando 200 palestras a cada ano, para empresas de diversos segmentos. É autor de livros e fundador do projeto Tio Flávio Cultural. Graduado em comunicação social e mestre em engenharia de produção, com especializações em marketing e em gerenciamento de pequenas e médias empresas (MPE's). Também é blogueiro do maior portal mineiro de entretenimento, o SouBH, e articulista do Jornal Hoje em Dia.

O evento
De acordo com Marcello Rodrigues, presidente da Robótica Jr., o evento teve o intuito de explorar o tema “Como empreender com criatividade?”, por meio de oficinas e palestras com uma visão inovadora sobre o empreendedorismo, direcionadas a membros de empresas juniores da universidade e demais comunidades acadêmicas.

“Montamos uma programação que, ao mesmo tempo, englobe atividades de cunho empresarial, negócios de impacto social e artístico para desenvolver as capacidades criativas dos participantes”, destacou.
com informações da assessoria UBM
com informações da página do evento
edição Sebastião Filho

Nenhum comentário: