quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CONFECÇÃO DE PIJAMA INCENTIVA O PLANTIO DE ÁRVORES

Lápis com sementes de embaúba: incentivo ao plantio de árvores 


A cada ano, o homem sente mais as mudanças climáticas. São vários os fatores que levam ao desequilíbrio da temperatura, mas os processos industriais ajudaram na aceleração do aquecimento global. 

O desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e a agricultura intensiva liberam gases do efeito estufa na atmosfera que, por sua vez, aprisionam o calor do sol no planeta e impede que ele seja refletido de volta ao espaço. Essa ação faz com que a atmosfera da terra aqueça e, cada vez mais, a impressão de calor extremo.

O efeito estufa causa furacões, tempestades, secas e enchentes. Também causa o derretimento das calotas polares, aceleramento do processo de desertificação de algumas regiões do planeta, desequilíbrio dos mares e oceanos, desaparecimento de algumas espécies vegetais e animais e intensificação dos incêndios florestais. 

Enfim, o efeito estufa é um câncer com efeitos devastadores se não for tratado com todo cuidado.

O que fazer para combater o efeito estufa? Pesquisadores do mundo todo dão uma fórmula simples: reflorestamento em larga escala. 

É isso mesmo: plantar árvores, principalmente nos grandes centros urbanos, pode ajudar a combater o efeito estufa, pois as árvores reduzem o calor da selva de pedra urbana, evita enchentes e preserva cursos de água.

Preocupada com a situação, a Oficina do Pijama, empresa do polo mineiro de moda íntima (Juruaia), está fazendo sua parte ao incentivar seus clientes a plantar árvores. 

“Ainda que sejam necessários milhões de árvores para minimizar o efeito estufa, é importante conscientizar as pessoas sobre o problema. O que será do futuro do planeta se algo não for feito?”, indaga Sidinéia Ribeiro, sócia proprietária da marca.

Ao fazer compras na loja, o cliente ganha da Oficina do Pijama um lápis que contém uma cápsula em sua ponta com sementes de embaúba. O próprio lápis é feito de madeira de reflorestamento e, depois de usado, deve-se plantar o toco. Quando a cápsula é exposta à umidade, ela se decompõe e liberta a semente para a germinação.

Embaúba
Embaúba é o nome comum de várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia. Originária da Mata Atlântica e, como é pouco exigente em relação ao solo, é muito utilizada para a recuperação de áreas desmatadas. 

As árvores de embaúba possuem troncos ocos e podem chegar a 15 metros de altura. Além disso, é uma planta medicinal, e pode ser utilizada em casos de pressão alta, bronquite, tosse, feridas na pele, taquicardia, tuberculose, asma, coqueluche e diabetes.

Nenhum comentário: