sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CONCURSO CULTURAL CONSCIENTIZA ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LEITE NO COMBATE À OSTEOPOROSE

Iniciativa do Silemg levou o tema às escolas particulares de Minas Gerais e reuniu mais de mil trabalhos

A Osteoporose é uma doença silenciosa que atinge milhões de pessoas em todo o planeta. Há cerca de 20 anos, a Sociedade Britânica de Osteoporose instituiu o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e a importância da prevenção dessa enfermidade. 

A data foi adotada pelo International Osteoporosis Foundation e é replicada em diversas iniciativas pelo mundo. Uma delas, realizada em Minas Gerais, pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), mobilizou mais de mil alunos de escolas particulares, que participaram de um concurso cultural sobre o tema.

Estudantes de 35 escolas, afiliadas ao Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), participaram da iniciativa e desenvolveram redações, poemas e desenhos sobre a importância do leite para a manutenção de uma vida saudável e a prevenção de doenças, como a osteoporose. 

O projeto integra as ações do Silemg para a conscientização da sociedade sobre os riscos da Osteoporose. 

“Um dos principais fatores para a redução da incidência da doença é a prevenção, que inclui a manutenção de uma alimentação equilibrada, o consumo regular de cálcio e a prática de atividades. Por isso, levamos esse tema para as salas de aula, pois entendemos que com informação as crianças e adolescentes podem se tornar multiplicadores dessa mensagem”, afirma João Lúcio Barreto Carneiro, presidente do Silemg.

O Sindicato representa a maior bacia leiteira do país e é conhecido no mercado lácteo por promover iniciativas que disseminam os benefícios dos laticínios para a saúde. 

“Assumimos o compromisso de levar informação de qualidade às pessoas contribuindo para a sua qualidade de vida”, afirma João Lúcio. Há oito anos, o Silemg promove ações sociais no Dia Mundial de Combate à Osteoporose, como almoços populares temáticos, eventos em praça pública e concursos culturais em escolas públicas e particulares do Estado.

Premiação
Na próxima quinta-feira, 27, durante a Assembleia Geral do Silemg, os vencedores do concurso cultural serão anunciados. Ao todo, serão premiados nove alunos e três professores, dos Ensinos Fundamental – dividido em dois grupos: 1º ao 4º ano; e 5º ao 9º ano - e Médio.

A escolha dos vencedores foi conduzida por uma comissão especial, formada por membros do Sinep e do Silemg, além de educadores convidados. 

Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. Entre os prêmios estão vídeo games, bicicletas, tablets, smartphones, laptops e Tv de 32”. Durante a cerimônia, os alunos que se destacaram concorrerão a uma bolsa de estudos integral para 2017.
com Déborah Santos - da assessoria

Nenhum comentário: