terça-feira, 20 de setembro de 2016

UFRJ É ELEITA A MELHOR UNIVERSIDADE DO BRASIL

USP perde liderança pela primeira vez em ranking de universidades

A UFRJ foi eleita a melhor universidade do Brasil, segundo ranking publicado nesta segunda-feira, 19, pelo jornal Folha de São Paulo. O Ranking Universitário Folha (RUF) há cinco anos avalia pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, relação com o mercado de trabalho e inovação. 

A UFRJ obteve a pontuação mais alta entre as 195 instituições públicas e privadas analisadas. Para o jornal, os investimentos em pesquisas na área petrolífera e o ensino de qualidade foram fatores de peso para a boa avaliação da universidade carioca.

Segundo o reitor Roberto Leher, a tradição em diversas áreas de conhecimento é um dos fatores positivos. 

“Estamos fortemente vinculados a redes internacionais de pesquisa. Grandes físicos brasileiros passaram pela UFRJ, temos conhecimento acumulado em letras e literaturas. Vários membros da ABL foram professores daqui e temos uma tradição muito grande em estudos antropológicos”, avalia. 

De acordo com Leher, na área de pesquisa em energia, o Instituto Alberto Luiz Coimbra em Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) foi responsável por um “trabalho visionário” nos anos 1960, em articulação com a Petrobras. 

Ele destaca, ainda, o protagonismo nacional da UFRJ em biociência, além das importantes contribuições na arte e na cultura. 

“Hoje, a Universidade é muito influente, das altas finanças às atividades nos movimentos sociais. A UFRJ é muito respeitada”, disse.


As cinco melhores


UFRJRJ
USPSP
UNICAMPSP
UFMGMG
UFRGSRS

Lavras
A Universidade Federal de Lavras obteve a 31ª colocação. Na classificação por itens, a melhor posição obtida pela instituição foi no quesito inovação (16°). Em seguida, ensino (24°), depois pesquisa (27°), seguida de internacionalização (73°). A posição da universidade no mercado ficou na 122° colocação. 

Cursos da UFLA avaliados e a posição obtida no ranking: Administração de Empresas (70º), Agronomia (5º), Biologia (80º), Computação (76º), Direito (123º), Educação Física (91º), Engenharia Ambiental (50º)
Engenharia de Controle e Automação (23º), Física (70º), Matemática (80º), Medicina Veterinária (7º), Nutrição (83º), Letras (118º), Química (61º).


Federal de Lavras não entra em ranking das 500 melhores universidades do mundo

Nenhum comentário: