segunda-feira, 19 de setembro de 2016

SEGUNDA ETAPA DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL AÉREA BENEFICIA LAVRAS COM VOOS FRETADOS

Serviço de táxi aéreo subsidiado pelo governo terá início em outubro na cidade

Aeronave que realiza os voos fretados

Desde a segunda quinzena de agosto deste ano, 12 municípios do Estado de Minas Gerais passaram a contar voos diretos para Belo Horizonte. 

Eles fazem parte da primeira etapa do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais Modal Aéreo (Pirma) do governo do estado.

Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa passaram a integrar está primeira fase da iniciativa. São 60 voos semanais dessas cidades que chegam até o aeroporto da Pampulha, na capital.

O voo inaugural realizado no dia 17 de agosto, levou autoridades e representantes institucionais à cidade de São João del-Rei, em um percurso de aproximadamente meia hora. 

Segunda etapa
No mês de outubro, a Codemig dará início a segunda etapa do Pirma. Nesta fase, Lavras, no Sul de Minas, foi um dos municípios escolhidos para operar o serviço de táxi aéreo. 

Serão seis voos semanais, às segundas, terças e sextas-feiras, com duração de 40 minutos para o Belo Horizonte e de 20 minutos para Pouso Alegre, no Sul de Minas.

Para a venda dos assentos de cada voo, a Codemig licitou a operação de vendas on-line. Os vouchers poderão ser adquiridos por meio de aplicativos para tablets e smartphones ou pelo site "Voe Minas Gerais".

Táxi aéreo
O táxi aéreo no Brasil é regulamentado pela portaria 190 GC-5 da Agência Nacional de Aviação Civil, na categoria TPX. 

Ela define Táxi Aéreo como transporte aéreo público não-regular, executado mediante remuneração convencionada entre o usuário e o transportador, visando a proporcionar atendimento imediato, independente de horário, percurso ou escala, compreendendo as seguintes operações: transporte de passageiros, transporte de cargas, transporte de enfermos, voo panorâmico, ligações aéreas sistemáticas, lançamento de pará-quedista e transporte on-shore e off-shore.

A Two Táxi Aéreo, com sede no aeroporto de Jundiaí, no interior de São Paulo foi vencedora da licitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig). Ela vai operação o serviço em Lavras.

As viagens são oferecidas em aviões de pequeno porte, modelo Cessna Grand Caravan 208 B, homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o transporte até nove passageiros. A Two Flex atende todo o território Sul Americano através de vôos fretados. 

O táxi aéreo é um serviço diferenciado do serviço aéreo regular. Este último é constituído por um conjunto de linhas aéreas regulares destinadas ao transporte de passageiros, de carga e  de  mala postal, de exploração exclusiva das  empresas  brasileiras  certificadas pela Anac como empresas de  transporte  aéreo regular. 

Neste caso, os aeródromos que recebem voos regulares, devem obter também homologação da agência para operação deste serviço. O aeroporto de Lavras não é homologado para operar voos regulares. 

As rotas e frequências dos voos foram definidas para cidades não atendidas pela aviação regular. No Sul de Minas, apenas Varginha possui o serviço aéreo de voos regulares operado pela Azul Linhas Aéreas.

Nenhum comentário: