quinta-feira, 8 de setembro de 2016

SABOR & SAÚDE: SETEMBRO COMEÇA COM INCENTIVO AO CONSUMO DE PEIXE EM TODO O PAÍS


Se você é fã de pratos à base de pescados, pode se preparar. Desde o dia 1º de setembro começou em todo o país a XIII Semana do Peixe. 

Organizada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o evento conta com o apoio de várias instituições, entre elas a Emater-MG. 

O objetivo da Semana do Peixe, que vai até o dia 15 de setembro, é fomentar o consumo de pescado no Brasil e divulgar os benefícios deste alimento.

As ações da Semana do Peixe envolvem todos os elos da cadeia produtiva, incluindo supermercados, bares, restaurantes, feiras livres. 

De acordo com os organizadores, durante o período de promoção do pescado, o consumo tende a crescer cerca de 30%. Já os preços para o consumidor final caem de 20% a 30%.

Segundo o Ministério da Agricultura, vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta. 

O ômega 3 auxilia na manutenção de níveis adequados de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. 

Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem à saúde. Para ter esses benefícios é preciso consumir de 1 a 2 gramas de ômega 3 por dia. 

O aumento do consumo de peixe é um ótimo caminho para se alcançar uma alimentação saudável. O teor de gordura nos peixes é baixo, fazendo deles uma ótima opção de proteína. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de, pelo menos, duas porções de peixe por semana.

Para esta edição da Semana do Peixe, o Ministério da Agricultura preparou um livro on line de receitas. São diversos tipos de preparo que irão agradar aos mais diferentes paladares. 

Além das receitas, o material também traz várias dicas sobre como escolher um pescado e os cuidados na hora de congelar e preparar os peixes. Para conhecer o livro, bastar acessar http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/semanadopeixe-livroreceitas.pdf

Trabalho da Emater-MG
A Emater-MG desenvolve uma série de trabalhos com piscicultores do Estado. As ações da empresa consistem em auxiliar na organização da cadeia produtiva, no manejo sustentável da atividade econômica e dos campos da produção. 

A empresa também presta assistência no acesso ao crédito e às demais políticas públicas e parcerias privadas que garantam o crescimento e desenvolvimento da atividade em nosso Estado.

Nos municípios de Leme do Prado e José Gonçalves de Minas, no Vale do Jequitinhonha, existem quatro associações de produtores que investem na criação de tilápias no lago de Irapé. Os primeiros piscicultores começaram a atividade em 2012, com a assistência da Emater-MG.

Atualmente, existem 33 associados, com mais de 130 tanques no lago. Os produtores de Leme do Prado e José Gonçalves de Minas produzem em média 400 quilos de peixe por tanque. 

Eles vendem a tilápia que produzem na região, num raio de até 140 quilômetros. A atividade se transformou em mais uma fonte de renda para as famílias. 

Já na área do lago Três Marias, na região Central de Minas, a Emater–MG trabalha com os piscicultores dos municípios de Felixlândia, Abaeté, Paineiras, Três Marias, Morada Nova de Minas, São Gonçalo do Abaeté e Biquinhas. São aproximadamente 150 produtores que receberam orientação dos técnicos da empresa.

O maior polo de piscicultura de Minas está no lado de Furnas, no Sudoeste do Estado. No local existem cerca de 350 produtores, com 3 mil tanques, investindo na atividade. Muitos deles recebem assistência da Emater.

Números da atividade
Segundo levantamento do IBGE, o valor total no país movimentado pela produção aquícola (em cativeiro), no ano de 2014, foi de R$ 3,87 bilhões. A criação de peixes é a mais representativa, com 70,2% do valor total da produção. Em segundo lugar, ficou a produção de camarões, com 20,5% do valor total da produção.

Em termos quantitativos, e levando em consideração apenas a piscicultura, a produção brasileira foi de 474,3 mil toneladas. Minas Gerais aparece em décimo lugar no ranking nacional da piscicultura. O Estado movimenta R$ 98,5 milhões com a atividade. A espécie mais produzida em Minas e no Brasil é a tilápia.

Nenhum comentário: