quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PROJETO CINEMAS EM REDE EXIBE "URUTAU"

Filme trata a questão da pedofilia


A pedofilia é o tema central do filme que estará em cartaz hoje, quinta-feira, 15, no Cine Vila Rica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir das 19h, como parte da programação do projeto Cinemas em Rede. 

“Urutau”, é um drama sobre Fernando, adolescente tímido que há sete anos, desde que era criança, vive confinado em um pequeno quarto na casa de Josias. 

Na manhã em que eles completam mais um ano juntos, uma tragédia obriga Fernando a lidar com uma nova realidade. 

Utilizando poucos atores e uma única locação, "Urutau" emprega uma estética minimalista para trazer à tona a discussão acerca da pedofilia, analisando a relação entre o abusador e a vítima, bem como a complexidade do comportamento humano em situações extremas.

A obra é um projeto autoral e independente, que levou mais de dois anos para ser executado, sem qualquer apoio ou patrocínio. Todos os recursos investidos foram do próprio diretor, Bernardo Cancella Nabuco. O filme também não conta com nenhuma empresa produtora ou distribuidora.

Após o filme, haverá uma roda de conversa com o psicólogo Diego Carrara, que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde faz o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Festivais e premiações dos quais o filme participou: 

VII Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro
19ª Mostra de Cinema de Tiradentes
4ª Mostra Tiradentes/SP
7th New York Independent Film Festival
8ª Muestra de Cine Iberoamericano de Nicaragua

Confira o trailer do filme no link:


Classificação: 18 anos

Cinemas em Rede - Trata-se de um projeto resultante da cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

Hoje, quinta-feira, 15, a partir das 19h, estarão conectadas, exibindo o mesmo filme, as seguintes instituições:  Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Cine Vila Rica; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cine Aruanda; Universidade Federal de Goiás (UFG) – Cine UFG; Universidade Federal Fluminense (UFF) – Cine Arte UFF; Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Cine Metrópole; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Cine Universitário – Sala Redenção; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela (Faculdade de Educação); Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges; Cinemateca Brasileira (MinC) – São Paulo; CineUSP (Universidade de São Paulo).

A exibição de “Urutau” é a sexta do projeto. A partir da iniciativa, o Cine Vila Rica já exibiu obras como o documentário “Vestidas de Noiva”, de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani, “Batguano”, de Tavinho Teixeira, e “Invasores”, de Marcelo Toledo.
com Lígia Souza - da assessoria UFOP

Nenhum comentário: